Trechos da rodovia Pa-150, entre Marabá e Goianésia, estão em situação de risco e quase intrafegáveis.

Principalmente para veículos de chassis baixos, a deterioração da pavimentação asfáltica está causando batidas em descargas e até motores, quando os veículos cruzam as chamadas “ocorrências de camaleão”, que acontecem no sentido longitudinal da via.

Essas “ocorrências de camaleão” são decorrentes  da carga em excesso principalmente em locais de fresagem.

As fotos produzidas pelo blogueiro mostram trechos com afundamento, desagregação e recalques na pista, causados pela falta de conservação da rodovia.

Como a rodovia Pa-150 não possui balanças para controle do peso das transportadoras de cargas pesadas, acima do que pode suportar a estrada, os pesados investimentos feitos pelo governo do Estado na recuperação e abertura de acostamentos, de nada adiantaram.

E  o problema persistirá, caso a rodovia seja recuperada, outra vez, sem colocação de balanças.

O Pará é um dos raros estados do país a não possuir balanças rodoviária.

E a explicação que se tem para esse descuido com o controle de peso das rodovias paraenses é a pressão política que os grandes grupos empresariais do Estado submetem seus governantes.

Sem balanças na rodovia, de nada adiantará a manutenção da Pa-150 de forma mais efetiva e frequente.