Babel verde
Lula disse em discurso que a Amazônia é dos brasileiros. Claro, registrou o óbvio na tentativa de constranger vozes defensoras da internacionalização do cobiçado pedaço do território brasileiro, que nos últimos 15 dias voltou a ser o ponto de atração da mídia mundial, inspirando artigos e declarações de lideranças mundiais.
Quando todo mundo se qualifica para falar de desmatamento e destruição do verde amazônida, o blogger recorda de posição oficial de João Paulo dos Reis Veloso, então ministro do governo militar, numa conferencia internacional, convidando o mundo a ocupar a Amazônia, uma forma nada sensível de estimular o aporte de capital estrangeiro. Na época, havia permissão legal, e incentivos fiscais para substituir o que chamavam – de forma quase pejorativa – de florestas heterogêneas por florestas homogêneas com eucaliptos ou pinheiros-do-caribe, na metade da área das propriedades rurais. Desta forma era oficialmente permitida e incentivada a derrubada de matas originais em qualquer bioma.
Paralelamente ao despertar da consciência para a conservação ambiental, os governos comprometeram-se e cumpriram alguma medida de proteção quando isso não significou abrir mão de crescimento econômico, numa atitude imediatista e inconseqüente.
Difícil mesmo é pretender salvar no varejo o que se destruiu no atacado.
Imagem rara de se ver nos dias de hoje: trecho do rio Tocantins com suas margens
protegidas por mata ciliar, entre os limites do Tocantins com o Maranhão. Grande extensão
de terra com seu bioma, ainda, conservado.
Ih, eu vi -, Cris! E você nem imagima o quanto eu adorei vê-la no seu blog, cada dia mais lindérrimo.
Bjs e bom domingo.
Menino, vc nem imagina como ficou esta imagem no morenocris.
Beijos.
O reflorestamento (as avessas) do rio Itacaiunas está bem visivel.
Basta olhar para a esquerda quando cruzar a ponte no sentido trevo/aeroporto , podemos ver a devastacao para edificacao de conjuntos habitacionais que devem ter sido aprovados pelas autoridades municipais.
Hiroshi, por falar nisso, há quantas anda aquele projeto do Tony Rosa que recebeu há alguns anos e anunciou nos jornais o reflorestamento das matas ciliares do Itacaiúnas? se já aconteceu, gostaria de saber onde esse reflorestamento foi feito.Aguardo.
A continuar os desmatamentos acobertados por documentacao falsa para atender a insana voracidade economica de meia dúzia de fazendeiros e madereiros com a desculpa (falsa) de gerar renda e empregos o melhor que pode acontecer é realmente a ocupacao estrangeira da Amazonia.O planeta nao pode ficar a merce de falsos sentimentos nacionalistas.