Paralisação da duplicação da Ferrovia Carajás desemprega duas mil pessoas
As obras de duplicação da Ferrovia Carajás estão paralisadas.
Motivo: desentendimentos entre a Vale e a construtora Camargo Correa.
O blog apurou que a mineradora estava insatisfeitas com a forma como a Camargo vinha tocando as obras, e o descumprimento de prazos estipulados em contrato.
Cerca de duas mil pessoas receberam rescisão trabalhista, no trecho que vai de São Pedro de Água Branca, no Maranhão, a Carajás.
Como a previsão é de que a Vale necessitará de considerável tempo para contratar outra construtora, em substituição a Camargo, autoridades dos municípios cortados pela ferrovia começam a ficar preocupadas com as consequência da demissão em massa.
A Estrada de Ferro Carajás tem 892 km e a expansão consiste na duplicação de 625 km de trechos da ferrovia nos estados do Maranhão e Pará.
A nova linha está sendo construída na mesma faixa da linha principal. Além disso, está sendo feita a modernização do sistema de sinalização ferroviária, telecomunicações e energia da EFC.
O projeto faz parte do Programa Capacitação Logística Norte da Vale para o transporte de 230 milhões de toneladas ao ano.
No ano passado, a ferrovia transportou 104 milhões de toneladas.
Para atingir sua meta de crescimento, a companhia está expandindo as estruturas no Terminal Portuário de ponta da Madeira, da Estrada de Ferro Carajás e irá construir um ramal ferroviário de 100 km ligando a mina de Canaã dos Carajás à EFC, em Parauapebas.
A ampliação da ferrovia está sendo feita para atender a demanda da mina de Carajás e, futuramente, o projeto Serra Sul, com capacidade estimada em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Bom dia,
Alguém sabe qual é a construtora que irá substituir a Camargo Corrêa neste projeto da linha férrea?
No trecho Maranhão construtora Brasil
EU VIVO NO PARÁ A MAIS DE 09 ANOS. TRABALHO NUMA EMPRESA DE ÔNIBUS. E ATÉ HOJE NUNCA VI A DEUSA VALE DO RIO DOCE SE PREOCUPAR COM O SOCIAL E BEM ESTAR DO SERES HUMANOS FORA DO SEU PÁTIO DE TRABALHOS E DESENVOLVIMENTOS. PRA ELA SOMENTE O QUE IMPORTA SÃO AS SUAS LEIS E NORMAIS DENTRO DO SEU PÁTIO DE TRABALHO. O RESTO É RESTO.
Espero que as empresa emtra em emtedimento da inicio as obras .. sou camargueiro pra onde for mim chama que vou…
Eu nunca passei por uma situação desta.. ser chamado pra trabalhar e depois de 32 dias regitrado ser demitido.tenho familha que depende de mim è final de ano não tem obras .. sempre trabalhei no trechu..não sei o que fazer..precisi de trabalhar…sou Op de comboio.
o kiba comeu todo mundo!!!aki em santa rita lataaaaaaaaa!!!!bola pra frente…atras da mae dilma!!!
Sou um pai de familia essa paralizaçao quebrou as minhas pernas,por que eu dependia muito desse emprego .é agora o que eu faço.