Hiroshi Bogéa On line

Em Parauapebas, Rurais apresentam pauta para reunião com Darci e pedem saída de secretário

Darci x Rurais – Movimentos apresentam pauta e querem demissão de atual secretário de Produção Rural

Conforme o blog havia noticiado na quinta-feira passada, os movimentos de trabalhadores rurais divulgaram nesta segunda-feira (2), a pauta de reivindicações que vão apresentar na reunião, marcada para esta terça-feira (3), às 16 horas, com a Prefeitura Municipal de Parauapebas. O encontro deve definir os rumos da Secretaria de Produção Rural (Sempror), e se depender da vontade dos movimentos, pode decidir pelo afastamento do atual secretário, Eurival Martins, o Totô.

Na pauta, constam antigas reivindicações dos rurais, entre elas o apoio ao cooperativismo e o incentivo à cadeia produtiva do leite e derivados. Mas, os movimentos entendem que é preciso ir além e garantir, por exemplo, o georreferenciamento, que possibilitaria agilizar a legalização das propriedades e quer também a liberação das diversas emendas parlamentares, que serviriam como estímulo à produção. Acesso à telefonia e internet na área rural também fazem parte da lista de demandas que apresentarão ao prefeito Darci Lermen

Os rurais querem arrancar de Darci o compromisso de investir, pelo menos, 30% de toda a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), em projetos de infraestrutura na área rural de Parauapebas. Os líderes dos movimentos argumentam que ao melhorar a malha viária rural e investir nas vilas, seria possível incentivar a formação de novos arranjos produtivos e permitiria ganhos substanciais aos pequenos produtores.

Mas, os rurais não abrem mão em substituir o atual secretário de Produção Rural, Eurival Martins, o Totô. Visto pelo movimento dos rurais como pouco afeito ao  diálogo, Totô tem sido alvo de manifestações coordenadas pelo MST, Fetraf e MAM, além de não contar com apoio entre os vereadores com atuação na área rural, em particular Horácio Martins e Elias Ferreira, atual presidente da Câmara Municipal. Mesmo sendo pessoalmente ligado ao prefeito Darci, Totô está aparentemente bastante fragilizado. Em nota divulgada no dia 23 de março, a Prefeitura chegou a bancar a permanência do secretário, mas, parece claro que isso pode mudar amanhã, a depender da conversa entre Darci e os rurais.

Nos últimos dias, nos bastidores da política local, o nome do ex-vereador Zé Alves tem sido bastante citado como possível sucessor de Totô. Zé Alves foi candidato nas eleições de 2016 pela REDE e, apesar não ter sido eleito, alcançou 1.160 votos, uma votação sem dúvida expressiva. Zé Alves é visto como de fácil trato pessoal e capaz de dialogar com todos os segmentos do meio rural, além de transitar com facilidade entre os vereadores. Mas, outros candidatos estão sendo especulados e os rurais podem até mesmo apresentar um ou mais nomes como alternativas para substituir o pouco querido Totô.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *