Hiroshi Bogéa On line

Adepará inspeciona abates clandestinos

 

 

Em relação ao tamanho do Estado do Pará, consta que, a Adepará, Agência de Defesa Agropecuária do Pará, recebe um número pequeno de denúncias, inerentes a abates clandestinos de bovinos, chegando a no máximo 15 delações. Esse número reduzido ocorre pela dificuldade de acesso da fiscalização, por se tratar de áreas de difícil acesso, uma vez que, necessitam de autorização do responsável da propriedade para fazer vistorias.

O abate clandestino implica, muitas vezes, na distribuição de carne contaminada para a população consumidora, que pode ser contaminada pela brucelose e até mesmo tuberculose. Daí, a necessidade de poder contar com o apoio da população, caso desconfie da procedência da carne, devendo nesse caso efetuar denúncia imediata.

Uma forma de garantir ações legais nos açougues e de seus fornecedores é exigir nota fiscal do frigorífico.

A Adepará deve fiscalizar a origem do animal até os frigoríficos. Já a Vigilância Sanitária deve fiscalizar a procedência da mercadoria nos açougues. Contudo, parte desse ônus, ainda, está nas mãos de toda a sociedade, que deve ficar atenta e observar e efetuar denúncias aos órgãos competentes, entre eles, Ministério Público do Estado, Polícia Civil, Departameno de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Delegacia do Estado do Meio Ambiente (Dema) e a própria Adeperá.

Post de 

1 Comentário

  1. emanuella

    4 de março de 2013 - 13:28 - 13:28
    Reply

    em porto de moz pará esta acontecendo um absurdo eu como consumido estou sendo prejudicada ja pensou aqui tem um caminhao frigórifico que transportava a nossa carne do matadouro ate o acougue mais agora com um novon governo eles proibirou esse caminhao frigórifico transporta a nossa carne por causa de outro carro que esta transportado a carne ele e um carro que nao e proprio pra matadouro ele nao e um carro frigorifico o senhor prefeito prefere prejudica a populacao por preseguicao politica so por causa que o dono desse caminhao nao votou nele e o mais absurdo que o nosso matadouro e inlegal ele tem multa ele e cituada dentro da cidade ao em proibido e encontrada no bairro do maturu aonde nao tem higienio nem um e tudo irmundo e um absurdo pra nossa populacao e o veterinario da adepara nao faz nada com medo de im embora da nossa cidade

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *