Hiroshi Bogéa On line

Zoológicos humanos

 

 

A história conta, mas muita gente sequer imagina que um dia negros, índios e esquimós foram tratados literalmente como animais.

A partir de 1935, a Europa começou a receber zoológicos humanos. Neles, pessoas brancas observavam negros, índios e esquimós em cativeiro. Confira as imagens.

zoo1

 

zoo2

 

zoo3

 

zoo4

Até o início do século XX, os africanos foram mantidos em zoos em Antuérpia, Basileia, Berlim e Londres. Andavam com trajes típicos e eram obrigados a levar um estilo de vida tradicional: plantando, fazendo esteiras e cozinhando.

Apesar de terem acabado durante a II Guerra Mundial, os zoológicos humanos foram responsáveis pela morte de vários negros em cativeiro.

Post de 

1 Comentário

  1. zOO

    20 de agosto de 2013 - 12:18 - 12:18
    Reply

    Quando professor de cursinho (Exito,Caio Prado e QI), um dos temas mais apaixonantes que abordava com meus alunos, tratava do Darwinismo Social. Numa determinada aula, disse que no século XIX, europeus sugeriam que populações tribais ainda resistentes em suas colônias, não iriam evoluir e nem acompanhar os ditames da revolução industrial. Por isso, seriam vistos como espécies de zoológicos. Incrível como os meus alunos reagiram. Indignados, descobriam que havia de tudo para justificar o imperialismo selvagem adotado pelo capitalismo daquele século. As imagens continuam impactando.
    Agenor Garcia
    jornalista.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *