Viveiro da Sagri amplia produção para mais de 870 mil mudas por ano

Publicado em 16 de maio de 2014

 

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), vai ampliar o viveiro da secretaria para distribuição de 870 mil mudas por ano, visando atender uma parcela maior de produtores rurais, incluindo os do entorno de grandes projetos da Vale.

Essa ampliação é possível através de uma injeção de recursos vindos da compensação ambiental da Salobo Metais em parceria com o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

“Essa compensação, no valor de R$ 837 mil, nada mais é que uma das condicionantes para instalação da Salobo Metais, contemplando também a Seagri com um caminhão-caçamba e uma caminhonete. A Prefeitura de Marabá terá a contrapartida referente à mão de obra de para a reestruturação da área do viveiro e para sua manutenção”, disse Jorge Bichara, secretário de Agricultura.

Ainda de acordo com o secretário, a parceria já está autorizada pelo prefeito João Salame e depende apenas de um documento de confirmação aos parceiros ICMBio/Salobo, a ser emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

Conforme o agrônomo Arlis Pereira, responsável pelo viveiro da Seagri, a produção de mudas estagnou na administração municipal passada. No entanto, em 2013, a produção conseguiu atingir cerca de 60 mil mudas. Este ano, até a última terça-feira (13 de maio), já produziu mais de 70 mil mudas, podendo dobrar essa produção até o fim do ano.

Também de acordo com Arlis, para chegar à produção de quase 900 mil mudas por ano, será aprimorada a tecnologia hoje utilizada e consequente aumento do quadro de pessoal nessa área.

Indagado sobre o destino dessa produção, o agrônomo informou que uma parte será destinada aos PA’s do entorno da Floresta Nacional de Carajás e da Reserva Biológica do Tapirapé, onde estão localizados respectivamente os projetos Carajás e Salobo Metais. O restante do material será empregado no reflorestamento de rotina, feito por outros produtores rurais de diversas regiões do município.

Viveiro da Seagri ganhará mais 800 mil mudas
Viveiro da Seagri ganhará mais 870 mil mudas