Hiroshi Bogéa On line

Vitória de Pirro

Se o prefeito Maurino Magalhães garantir abonar as faltas dos educadores em greve, é provável que a classe suspenda o movimento grevista numa assembléia marcada para esta manhã  no Paço Municipal. Avanços nas negociações  dos pontos da pauta de reivindicações da categoria foram reforçadas pela intervenção dos vereadores no processo.

O que ninguém sabe, além do abonamento de faltas, quais são as vantagens os grevistas estão levando na parada. 

Parece ter havido muito barulho, e só muito barulho.

Post de 

9 Comentários

  1. Adir Castro

    23 de maio de 2009 - 01:31 - 1:31
    Reply

    Tem jeito sim. Antes não era assim. Pelo menos não se via tão claramente como hoje.

    Algo aconteceu, algo se perdeu. É preciso resgatar isso. O momento agora é favorável.

    O que não se pode é admitir essa regressão. Quando e onde isso vai parar? É preocupante.

    Quanto as classes organizadas, é preciso haver um rodízio em suas direções e uma politização de todos os seus envolvidos.

    Os jesuítas perceberam que a união entre os colonizados poderia criar um foco de resistência ao domínio da Coroa. Diante disso eles trabalharam para desorganizar qualquer idéia nesse sentido, mesmo antes dela nascer.

    É fácil vermos o resultado disso.

  2. Goreth Valério da Costa

    23 de maio de 2009 - 00:01 - 0:01
    Reply

    Ah , se você questiona a unidade da classe de educadores ai eu concordo com você em gênero , número e grau.Se você falar que existe dentro da nossa sociedade existem vários indivíduos que não têm consciência e que espera que os outros lutem e faça sacrifícios por eles enquanto eles continuam acomodados nas suas “vidinhas” medíocres e sequer procuram crescer como profissionais.Isso existe mesmo e em todos os segmentos sociais e ainda existem os tipos que tratam de subir passando por cima de quem quer que seja que estiver pela frente mas isso é normal da humanidade e não há como eliminar isso mas se desenvolvermos uma consciência no individuo isso não garante que ele não será um destes mas pelo menos ele relutará por algum tempo. Mas , sinceramente , nesse país que a impunidade reina de ponta a ponta você acha que isto têm jeito só através da educação sem reforma no sistema penal e no sistema judiciário.

  3. Adir Castro

    22 de maio de 2009 - 12:36 - 12:36
    Reply

    Meu comentário sobre os jesuítas não é um elogio ao método que eles utilizavam como educadores, se é que algum dia o foram.

    Estava me referindo a maneira que somos e agimos uns com os outros e em relação ao entendemos na prática por coletivo e união. Entendo que foi esse o trabalho que os jesuítas vieram fazer aqui, que eu chamo de segregação em todos os aspectos e sentidos de nossas vidas.

    O resultado está a nossa volta e em nós.

  4. COMISSÃO DE ESTUDOS DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS DE MARABÁ

    21 de maio de 2009 - 21:27 - 21:27
    Reply

    RESULTADO DA REUNIÃO DO DIA 18/05 COM A ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ SOMENTE COM O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E O PROCURADOR DO MUNICIPIO.

    NO DIA 18 DE MAIO DE 2009, REUNIU-SE UMA COMISSÂO DE PROFESSORES E PARTE DA DIRETORIA DO SINTEPP, ÀS 15H15MIN, NA SECRETARIA DE OBRAS COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E DO PROCURADOR DA PREFEITURA. O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO FALTOU A REUNIÃO, ALEGANDO ESTÁ OCUPADO EM UM FÓRUM DE INCLUSÃO DIGITAL.
    NESSA REUNIÃO FORAM DEBATIDOS OS SEGUINTES PONTOS DE PAUTA E FORAM OBTIDOS OS SEGUINTES ENCAMINHAMENTOS:

    1.INSALUBRIDADE DO PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS:
    (ADEQUAÇÃO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, DENTRO DE 6 MESES, PARA PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO)

    2.DOBRA TURNO DE PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS E AGENTES DE PORTARIA:
    (ADEQUAÇÃO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, CONFORME A LEGISLAÇÃO, DENTRO DE NO MÁXIMO SEIS MESES)

    3.GESTÃO DEMOCRÁTICA:
    (EM PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO EM CARÁTER DE URGÊNCIA)

    4.ABONO ALIMENTAÇÃO:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE QUE NÃO HÁ NO MOMENTO POSSIBILIDADE DE REAJUSTE DO VALOR CONCEDIDO, MAS QUE HÁ ESTUDOS PARA TRANSFOMÁ-LO EM VALE ALIMENTAÇÃO REGULAMENTADO EM LEI)
    (Detalhe nós tivemos acesso através da câmara a um projeto de abono que duraria até maio do ano que vem e não de vale alimentação permanente como havia sido prometido ).

    5.APLICAÇÃO DE 65% DO FUNDEB PARA REMUNERAÇÃO DOCENTE E DISTRIBUIÇÃO DA SOBRA DOS RECURSOS EM FORMA DE ABONO MENSAL:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL CONTRÁRIO AO ABONO MENSAL E POSSIBILIDADE DE ABONO NO SEGUNDO SEMESTRE, CASO HAJA SOBRA DOS 60%, E SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO ACHA PROVÁVEL NÃO HAVER , AMPLIAR DISSCUSSÃO DIA 03/06/2009 E INSTALAÇÃO DE MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO) ( Detalhe constatamos um aumento considerável nas contratações e várias cedências de funcionários que iriam impossibilitar esse ponto)
    6.(65% PARA REMUNERAÇÃO DE DOCENTES, EM ESTUDO) ( o secretário de educação disse que nunca prometeu isso mas nós temos um folder de campanha com ele prometendo isso)

    7.PROGRESSÃO VERTICAL AUTOMÁTICA DOS SERVIDORES DOCENTES – PCCRM (5% DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO):
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL FAVORÁVEL DEPENDE APENAS DE ESTUDO DE IMPACTO NA FOLHA E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS PARA SER CONCEDIDO)

    8.PLANO DE SAÚDE PARA TODOS OS SERVIDORES:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O ASSUNTO ENCONTRA-SE EM ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DENTRO DE NO MÁXIMO 6 MESES)

  5. COMISSÃO DE ESTUDOS DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS DE MARABÁ

    21 de maio de 2009 - 21:24 - 21:24
    Reply

    PAUTA DE REIVINDICAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARÁ SEGUIDA DOS ENCAMINHAMENTOS TOMADOS NA REUNIÃO DOS VEREADORES NO DIA 20/05

    1. INSALUBRIDADE DO PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS;
    (A PREFEITURA JÁ FEZ UM TAC-TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA-COM O MINISTÉRIO PÚBLICO E FARA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR UMA EMPRESA PARA AVALIAR A INSALUBRIDADE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS PARA PODER CRIAR A GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE)

    2. CORREÇÃO DO SALÁRIO DE DOBRA TURNO DO PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS E AGENTES DE PORTARIA;
    (A GTI FOI A SAÍDA LEGAL ENCONTRADA SEGUNDO O CHEFE DE DEPARTAMENTO PESSOAL DA SEMED- DISNEY- E SEGUNDO O PLANEJAMENTO AS AÇÕES DO GOVERNO DAQUI PARA FRENTE IRÁ ACABAR COM A NECESSIDADE DO DOBRA TURNO)

    3. PROJETO DE LEI REGULAMENTANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA;
    (EM PROCESSO DE NORMATIZAÇÃO)

    4. CRIAÇÃO DA LEI DO VALE-ALIMENTAÇÃO DISCUTIDA COM OS SINDICATOS E REAJUSTE INDEXADO AO INPC;
    ( FOMOS INFORMADOS QUE A LEI CHEGOU ONTEM A TARDE (20/05/2009) NA CÂMARA MAS NÃO TEMOS CONHECIMENTO DO TEOR DA LEI)

    5. APLICAÇÃO DE 65% (R$ 47.351.899,84) DO FUNDEB PARA REMUNERAÇÃO DOCENTE E DISTRIBUIÇÃO DA SOBRA DOS RECURSOS EM FORMA DE ABONO MENSAL;
    ( A SER DISCUTIDO NA MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO NO DIA 03/05/2009 POIS O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DISSE QUE NÃO DÁ PRA TRABALHAR COM PREVISÕES FEITAS PELO MEC E QUE ELE PRECISA DE UM POSICIONAMENTO DO TESOURO NACIONAL SOBRE A VERBA)

    6. PROGRESSÃO VERTICAL AUTOMÁTICA DOS SERVIDORES DOCENTES – PCCRM (5% DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO);
    ( FICOU DECIDIDO QUE SERÃO CRIADOS OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ESTA FUNCIONARÁ A APARTIR DO ANO QUE VEM MAS A PROGRESSÃO PERDIDA NÃO TEM RECURSOS PARA PAGAR .NESTE CASO É DIREITO LIQUIDO E CERTO E CABE UM MANDADO DE INJUNÇÃO NA JUSTIÇA )

    7. PLANO DE SAÚDE PARA TODOS OS SERVIDORES;
    ( SERÁ FEITA LICITAÇÃO PARA EMPRESA DE CONSULTORIA ATUARIAL PARA AVALIAR A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DO PLANO)

    8. CRIAÇÃO DE LEI ESTABELECENDO LIMITES E CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NA EDUCAÇÃO; (MINISTÉRIO PÚBLICO EXIGIU NO TAC)

    9. CRIAÇÃO DE LEI ESTABELECENDO NÚMERO MÍNIMO (25) E NÚMERO MÁXIMO (35) DE ALUNOS POR SALA DE AULA; ( O PROMOTORIA DE INFÂNCIA QUEM MANDOU MATRICULAR OS ALUNOS A VONTADE DA SEMED E QUE SE CUMPRA A LDB)

    10. ALTERAÇÃO DA LEI DO IPASEMAR GARANTINDO APOSENTADORIA COM VINTE (25) ANOS TRABALHADOS PARA TODOS OS TRABALHADORES DO MAGISTÉRIO, CONFORME LEI DO FUNDEB E LEI REGULAMENTAR;
    ( O SEC. DE PLANEJAMENTO SE INCUBIU DE CONVERSAR PESSOALMENTE COM O PRESIDENTE DO IPASEMAR SOBRE O IMPERRAMENTO DAS APOSENTADORIAS E DARÁ RESPOSTA NO DIA 03/05 NA MESA DE NEGOCIAÇÃO)

    11. GARANTIA DE AUMENTO DE GANHO REAL DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO NA MEDIDA EM QUE OS RECURSOS DO FUNDEB FOREM SE REGULARIZANDO, CONFORME PREVISÃO DO GOVERNO FEDERAL (R$ 72.849.076.67), ACOMPANHADA PERMANENTEMENTE PELA MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO;

    ( A SER DISCUTIDO NA MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO NO DIA 03/05/2009 POIS O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DISSE QUE NÃO DÁ PRA TRABALHAR COM PREVISÕES FEITAS PELO MEC E QUE ELE PRECISA DE UM POSICIONAMENTO DO TESOURO NACIONAL SOBRE A VERBA MAS HÁ POSSIBILIDADES DE UMA MELHORIA NO SALARIO DOS PROFESSORES NA MEDIDA EM QUE OS RECURSOS DO FUNDEB PERMITAM)

    12. DECRETO MUNICIPAL DO GESTOR MUNICIPAL GARANTINDO A CRIAÇÃO DA MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO COM CALENDÁRIO MENSAL DE REUNIÕES.
    (O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DISSE QUE SE NÃO SAIR O DECRETO ATÉ SEMANA QUE VEM É PORQUE ELE É INCOPETENTE)

    13. REAJUSTE DE 30%. (ESPERAMOS ALCANÇAR ISSO COM A MELHORIA SALARIAL PROPOSTAS A SER DISCUTIDA NA MESA DE NEGOCIAÇÃO)

  6. COMISSÃO DE ESTUDOS DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS DE MARABÁ

    21 de maio de 2009 - 21:20 - 21:20
    Reply

    RESULTADO DA REUNIÃO DO DIA 18/05 COM A ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ
    NO DIA 18 DE MAIO DE 2009, REUNIU-SE UMA COMISSÂO DE PROFESSORES E PARTE DA DIRETORIA DO SINTEPP, ÀS 15H15MIN, NA SECRETARIA DE OBRAS COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E DO PROCURADOR DA PREFEITURA. O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO FALTOU A REUNIÃO, ALEGANDO ESTÁ OCUPADO EM UM FÓRUM DE INCLUSÃO DIGITAL.
    NESSA REUNIÃO FORAM DEBATIDOS OS SEGUINTES PONTOS DE PAUTA E FORAM OBTIDOS OS SEGUINTES ENCAMINHAMENTOS:

    1.INSALUBRIDADE DO PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS:
    (ADEQUAÇÃO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, DENTRO DE 6 MESES, PARA PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO)

    2.DOBRA TURNO DE PESSOAL DE SERVIÇOS GERAIS E AGENTES DE PORTARIA:
    (ADEQUAÇÃO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, CONFORME A LEGISLAÇÃO, DENTRO DE NO MÁXIMO SEIS MESES)

    3.GESTÃO DEMOCRÁTICA:
    (EM PROCESSO DE LEGALIZAÇÃO EM CARÁTER DE URGÊNCIA)

    4.ABONO ALIMENTAÇÃO:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE QUE NÃO HÁ NO MOMENTO POSSIBILIDADE DE REAJUSTE DO VALOR CONCEDIDO, MAS QUE HÁ ESTUDOS PARA TRANSFOMÁ-LO EM VALE ALIMENTAÇÃO REGULAMENTADO EM LEI)
    (Detalhe nós tivemos acesso através da câmara a um projeto de abono que duraria até maio do ano que vem e não de vale alimentação permanente como havia sido prometido ).

    5.APLICAÇÃO DE 65% DO FUNDEB PARA REMUNERAÇÃO DOCENTE E DISTRIBUIÇÃO DA SOBRA DOS RECURSOS EM FORMA DE ABONO MENSAL:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL CONTRÁRIO AO ABONO MENSAL E POSSIBILIDADE DE ABONO NO SEGUNDO SEMESTRE, CASO HAJA SOBRA DOS 60%, E SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO ACHA PROVÁVEL NÃO HAVER , AMPLIAR DISSCUSSÃO DIA 03/06/2009 E INSTALAÇÃO DE MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO) ( Detalhe constatamos um aumento considerável nas contratações e várias cedências de funcionários que iriam impossibilitar esse ponto)
    6.(65% PARA REMUNERAÇÃO DE DOCENTES, EM ESTUDO) ( o secretário de educação disse que nunca prometeu isso mas nós temos um folder de campanha com ele prometendo isso)

    7.PROGRESSÃO VERTICAL AUTOMÁTICA DOS SERVIDORES DOCENTES – PCCRM (5% DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO):
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL FAVORÁVEL DEPENDE APENAS DE ESTUDO DE IMPACTO NA FOLHA E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS PARA SER CONCEDIDO)

    8.PLANO DE SAÚDE PARA TODOS OS SERVIDORES:
    (POSICIONAMENTO POR PARTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, O ASSUNTO ENCONTRA-SE EM ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DENTRO DE NO MÁXIMO 6 MESES)

  7. COMISSÃO DE ESTUDOS DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS DE MARABÁ

    21 de maio de 2009 - 21:14 - 21:14
    Reply

    Fiquem por dentro do que está acontecendo!
    Leiam bem o resultado da reunião do dia 18/05 na secretária de Obras e observem bem como a conversa mudou diante dos vereadores e avaliem porque nós decidimos voltar a trabalhar. Informamos ainda que esta comissão diverge do modo que atual diretoria do sindicato conduz as coisas no entanto nós intervimos e chegamos num consenso que nesse momento era necessário unir forças e ajudar a nossa categoria porque eles não têm culpa dos atos desastrosos e irresponsáveis atuais coordenadores que se ocupam em soltar panfleto falando mal de quem tem propostas e se sobressai nas situações adversas e apesar de acharmos que nós merecíamos agradecimento desta coordenação por nossa atuação nesta situação nós percebemos que não será surpresa se isso não ocorrer.

  8. Goreth Valério da Costa

    21 de maio de 2009 - 19:16 - 19:16
    Reply

    Os jesuítas eram sacerdotes financiados pela igreja e muitos deles suspeitos de pedofilia,questiono os métodos deles e se me deixassem bater nos alunos que não querem assistir aula e prestar atenção no que eu falo, como eles faziam, tenho certeza que os resultados seriam iguais ou melhores. Espero que o senhor entenda que os professores são profissionais que possuem família e vida pessoal para ser administrada e merecem remuneração digna e condições de trabalho. Se o salário fosse bom não faltaria bons profissionais para trabalhar como o salário é uma porcaria só fica quem não tem opção ou quem tem devoção pelo que faz. E devoção maior que a dos jesuítas porque num mundo onde tudo gera em torno do poder aquisitivo não é fácil você permanecer nesse sacerdócio por muito tempo.Há inúmeros exemplos de professores que entram com toda dedicação na profissão e em pouco tempo larga tudo e procura outra atividade mais lucrativa e há ainda aqueles que adoecem e ficam readaptados em outras funções .Se o salário fosse bom e tivesse plano de saúde o professor se cuidaria melhor e não deixaria sua saúde em segundo plano a ponto de ficar inválido para o trabalho.

  9. Adir Castro

    21 de maio de 2009 - 13:28 - 13:28
    Reply

    Devemos nesse momento, voltar nossos olhos para o passado, e analisarmos o trabalho que os jesuítas fizeram nesse país. Ainda hoje dá resultados.

    Quanto a Pirro, ele teve uma vida bastante conturbada.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *