Hiroshi Bogéa On line

Vereadores de Marabá são acusados de mandarem invadir áreas verdes

 

 

Na manhã desta sexta-feira, aportou na caixa de comentário denúncia formulada por leitor, que não se identifica, alegando questões  de ordem de segurança, contra os vereadores Orlando Elias (PMDB), Gerson do Badeco (PSL) e Ubirajara (PPS).

Os três são acusados de estarem mandando invadir áreas verdes do município, nos bairros do Amapá, Folha 6 e Folha 8.

Áreas verdes são espaços urbanos reservados pela prefeitura para a construção de escolas, centros de saúde, praças e outros logradouros de interesse da comunidade.

Dos três vereadores acusados, o blog conseguiu ouvir apenas Ubirajara N. Sompré, cuja versão encontra-se depois do comentário, reproduzido a seguir. Os outros dois não foram localizados.

O que diz o comentarista:

 

Seu Hiroshi, venho por meio desta pedir para o senhor fazer uma denuncia no seu conceituado blog, que serve como única salvação pra população de marabá ser bem informada e protegida pelas suas denúncias. O que está acontecendo é que eu fui participar de uma reunião com outros moradores da Folha 8 para que nos informasse sobre uma área que poderia ser ocupada por quem não tem casa para morar, só Só que na reunião eu fiquei sabendo conversando com uma visinho que também estava lá que as áreas apontadas para ser ocupada são de propriedade da prefeitura, as áreas verde. Quando um tal de Tonho da Coca que falava para os moradores foi perguntado quem garantia que a população não será expulsa da área ocupada ele disse que não porque os vereadores Orlando Elias, Ubirajara e Gerson do Badeco garantem a invasão já que são vereadores e com amizade com o prefeito capaz de fazer o João Salame entregar as áreas depois para os ocupante.
Eu achei exquisito a conversa porque essas área verde pelo que eu sei são para a prefeitura construir escola, postos de saúde, praça e outras coisa que a população precisa e sei que o prefeito não vai permitir isso, por isso estou aqui trazendo essa informação de uma pessoa que participou da reuniao. Pelo que o tal de Tonho da Coca disse o vereador Orlando Elias garante a invasão da área verde da Folha 6, o pai do vereador Gerson do Badeco que parece que também já foi vereador garante a invasão da área verde da Folha 8 e o índio Ubirajara também garante a invasao da área verde do bairro do Amapá que eu nem conheço. Eu peço para o senhor denunciar isso porque acho desumano usar as pessoas pobres dizendo que elas podem invadir uma área verde e depois serão tiradas do lugar ate pela policia, e nada que é ilegal Jesus aprova. Seu Hiroshi o que esses vereador estão fazendo não pode mais, Maraba não pode ter vereador que se comporte assim como esses três, enganando a boa Fe de famílias pobres. Não sei se o senhor vai publicar mas eu acho que o senhor não tem medo dessas pessoas mesmo que sejam vereador.
Que deus lhe dê saúde e muita paz em sua casa com sua familia. Eu não vou assinar meu nome porque tenho medo de perseguição mas eu moro na Folha 8 e tenho quatro filhos e não tenho casa própria mas sei que um dia a prefeitura vai me dar uma.

 

Versão do vereador Ubirajara Sompré

Ouvido pelo celular,  Ubirajara Sompré diz estar havendo equívoco.

“Eu tomei conhecimento de que um grupo de pessoas havia ocupado uma área no bairro do Amapá, próximo ao Vale do Amanhecer, pedindo-me que intercedesse para que a Polícia Militar não efetuasse a desocupação do espaço utilizando violência. Conversei com o comando da PM e pedi  a intervenção do prefeito João Salame  no sentido de que nos ajudasse a encontrar uma saída pacífica para o caso. A presença das pessoas naquela área não tem nenhuma participação minha, até porque, como de origem indígena, sou contra invasões por entender o quanto as áreas das reservas indígenas sofrem com a prática de invasão”, conta Ubirajara.

O parlamentar do PPS  revela que conseguiu levar o prefeito João salame até a área ocupada.

“Como sempre procura fazer, conversando ao máximo com a sociedade, o prefeito mostrou aos ocupantes do terreno o equívoco que se comete invadindo áreas particulares. Lá no terreno ocupado, tem um pedaço da prefeitura e outro de um cidadão. A SDU, Semma e a Defesa Civil estiveram no local, constatando a impossibilidade de se construir em grande parte da área ocupada, já que é área de vegetação baixa, portanto, sujeita a cheias, durante o inverno. O problema foi resolvido sem que houvesse necessidade do uso de força para desocupar o terreno”.

Blog tentará, neste final de semana, falar com Gerson do Badeco e com Orlando Elias, acusados de estarem insuflando a invasão de áreas verdes nas Folhas 6 e 8.

Post de 

6 Comentários

  1. wellington vieira gomes

    22 de setembro de 2014 - 13:37 - 13:37
    Reply

    Bom dia estou aqui apenas expresando um sentimento ! Olha meu nome e wellington sou casado tenho 28 anos e tenho 2 filhos trabalho na nordal transporte sou motorista sou morador do bairro beira rio desde o comeco agora e folha 1 e falo com toda certeza que todos que aqui estao e porque nao temos condicoes finaceiras de ter uma casa em maraba porque o salario e pouco e nao sobra agora o direito de moradia nao e so pra pessoas bem sucedidas que ganham bem e sim pra todos vejo aqui pessoas carentes que aqui vai a pergunta maraba aonde nao e invasao sim temos muitas invasoes no qual beneficiou muitas familias, 1
    Primeiro – esta area era uma area sem nenhuma atividade aqui era uma area de trafico de drogas roubos de todos os tipos
    Segundo- esta area nunca pagou seus impostos com a prefeitura e seus supostos donos (cosipar )estao devendo seu funcionarios devendo fornecedores como so pra 1 fornecedor de carvao e 6 milhoes alem das dividas com a prefeitura

    Mas o mais importante e o direito de moradia e de todos veja maraba se nao fosse as invasao como seria (lusinha) ( km 6 7 ) ( coca e fanta) ( jardim vitoria ) ( nao estamos com bardena e sim apenas ajudando com o crescimento de maraba venhao conhecer a folha 1 antigo bairro beira rio agora com um presindente de valor ze do guerra intao nos ajude POIS TUDO E DO PAI

  2. Marcus

    23 de julho de 2013 - 11:34 - 11:34
    Reply

    Hiroshi, há um equívoco na reportagem. Essas áreas são “Áreas Institucionais”. As Áreas Institucionais é que são destinadas a se transformarem em escolas, postos de saúde, etc. Áreas Verdes são outra coisa. Áreas verdes são espaços livres públicos com predomínio de vegetação, como praças, parques, etc.
    Só para esclarecer.

  3. Lílás

    20 de julho de 2013 - 12:01 - 12:01
    Reply

    Hiroshi, tem muitas acusações de interesses políticos para denegrir a imagem das pessoas.As ocupações estão acontecendo em vários lugares de Marabá.Será que essas ocupações foram incentivadas pelos vereadores ou prefeito?claro que não.As pessoas estão ocupando todos os lugares ditos “ociosos” na zona urbana e rural, não é culpa nem de A e nem de B..É fácil acusar na imprensa os vereadores em foco de todos os desmandos que estão acontecendo de ruim na sociedade.Pra acusar alguem Hiroshi, tem que haver prova.Voce recebeu alguma?Se vc tiver alguma prova apresente ao MP.O que ocorre de verdade, é que tem sempre que haver um ” bode espiatório ” para se apontar o dedo.Os verdadeiros culpados, não existem…burrice política de quem achar que existe os culpados pelas crescentes ocupações urbanas e rural, é o mesmo que procurar os verdadeiros culpados pelos recentes movimentos de rua que ocorreram em nosso pais.Essa acusação é toda contraditória e cheia de resquícios de ordem reacionária, que me fez lembrar das acusações ocorridas no período da ditadura militar, onde se achava sempre os “bodes espiatórios” a serem punidos pelos mandantes do poder, na época.

  4. Fernando capixaba

    20 de julho de 2013 - 07:15 - 7:15
    Reply

    Provavelmente o Índio deve ser candidato a deputado Estadual para esta incentivando invasões, para fazer politica e tentar arrecadar votos senhor Hiroshi, essas praticas e manobras são antigas, falta de vergonha eles tem que andar na linha porque esse juiz eleitoral que está ai não da mole não, esta de olho nesses políticos.

  5. raimundo

    19 de julho de 2013 - 16:40 - 16:40
    Reply

    Olá amigo Hiroshi, nessa denuncia existe sim verdades não sei do Ubirajara o envolvimento, mas dois outros dois há muitos comentários de envolvimentos em coisas erradas como vereadores na cidades, por se acharem que são amigos íntimos do prefeitos como eles dizem, fico na duvida meu amigo será que vai tudo volta como era antes, já se sabe que tem muitos ai querendo se aproveitar, meu amigo se você dá espaço ai para as pessoas falarem dessa duas pessoas você ouvirá absurdos que essas pessoas faziam no governo passado, amigo são coisas horrendas. Espero que você publique isso amigo.

  6. artemisa

    19 de julho de 2013 - 16:19 - 16:19
    Reply

    A policia federal tem que fazer uma investigação na CMM´são tantos os desmando destes vereadores, que vcs não estão nem imaginado !.tem vereador que pegou emprestimos em nome ,dos seus subordinados, ficando eles com o nome preso na caixa econõmica por quatro ano e o vereador fica com o dim dim ,para pagar as contas de campanha, eita povo sabido!!! e o MP nada faz KKKKKK !!!! tem mais é só procurar os ex. do ronaldo da 33, que eles diz que estão a disposição da policia federal ou mesmo do MP demarabá, o que é que vcs querem mais !!!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *