Vereadora Cristina Mutran está decidida a lutar pelo legado de Nagib

Publicado em 24 de abril de 2020

Cumprindo período de isolamento em sua casa  para se proteger da pandemia do novo coronavírus, a vereadora Cristina Mutran (MDB) tem procurado encontrar forças para suportar  a perda do marido, o ex-prefeito de Marabá Nagib Mutran Neto, falecido  em Belém no meio desta semana.

 

Pelo celular, o blogueiro conversou com a médica, na manhã desta sexta-feira, 24, encontrado do outro lado da extensão telefônica uma mulher decidida a levar adiante os sonhos e projetos de Nagib.

 

     -“O Nagib vivia Marabá, respirava tudo o que cerca o município, sonhava em ver esta cidade plenamente desenvolvida. Ele era uma pessoa que respirava política, gostava de estimular a ação política. É difícil estar agora aqui  falando com você sabendo que meu marido não está mais ao meu lado, me orientando, dando forças, indicando o melhor caminho. Por tudo isso tenho que recuperar minhas forças e seguir a vida, realizando projetos que ele desenhava. Tudo o que sou hoje na política, é inspiração dele, razão maior para que eu leve adiante  sua luta”.

 

Embora ainda muito abatida espiritualmente devido a perda  do companheiro, Cristina revela firmeza em sua determinação de tocar a vida, agora assumindo a chefia do domicílio.

 

             -“Deus quis assim, que eu ficasse por última. Então é seguir a vida, agora cuidando de minha filha e de meus neto. Sei que vai ser difícil tocar as coisas sem a presença dele, meu parceiro de todos os momentos, mas é o que me resta enfrentar, e enfrentar com resignação, determinada.”

 

Em 2015, Cristina e Nagib haviam perdido o filho Nagib Mutran Filho.

No meio às lembranças doloridas, a vereadora renova-se ao citar a força que vem recebendo de amigos.

 

         -“Os amigos, conhecidos, pessoas que de uma forma ou de outra mantém contatos com a gente, essas figuras humanas estão nos dando muita força. Só tenho a agradecer a elas.  Mensagens enviadas, telefonemas, cuidados até de desconhecidos são uma constante nas últimas horas;  isso nos reconforta, no dá força pra seguir. Tenho  só a agradecer, dizer nosso muito obrigado; meu, de minha filha Karime e meus netos. São mensagens que mostram o quanto o Nagib era querido, o quanto o trabalho dele em favor de quem mais precisava valeu a pena. Nesses momentos de dores, receber o afago, o abraço mesmo que virtual, nos dá força. Quero muito agradecer a todos”.

 

Mesmo pelo telefone, dá para perceber que a vereadora está firme, disposta a continuar a luta que por mais de 35 anos seu marido liderou na vida política, dado prosseguimento a história iniciada pelo avô Nagib Mutran, lá pelos idos anos 50.

Cristina está decidida a manter vivo o legado do marido, que foi comprovadamente uma das maiores lideranças políticas de Marabá.

 

    -“Não posso parar. Agora é prosseguir na batalha que meu marido tanto gostou de travar sempre olhando e defendendo os menos favorecidos”.