Em Marabá, há centenas de casos relatados de uma operação comercial casada que as empresas OI e UOL estão realizando em todo o país.
A operação fraudulenta ocorre da seguinte forma.
O potencial assinante faz pedido dos serviços Velox, para serviços de internet.
Poucos minutos após a realização do pedido junto a Oi, o usuário recebe uma ligação de um suposto funcionário da operadora, pedindo ao cliente que anote uma senha e um email de acesso para ser passado para o técnico que irá fazer a instalação da Internet.
Depois do pedido de confirmação do endereço do assinante, número de celular e dados de conta corrente -, que normalmente a vítima fornece sem imaginar o quanto esse ato é arriscado, estimulada pelas negociações iniciais, sem saber que está em andamento uma venda casada.
A pessoa que liga para o cliente identifica-se como funcionária da Oi, fazendo o assinante afastar qualquer suspeita de um negócio fraudulento, já que a telefonista, no contato inicial sabe o nome do titular da linha, negociada minuto ante com a verdadeira Oi.
Em verdade, o telefonema parte do call center da UOL
Quando a vítima recebe emeio, minutos depois da ligação se encerrar, o pano cai.
Lá no endereço eletrônico está assinatura do crime: UOL.
Quando o cliente, assustado, percebe existir algo errado, e liga de volta para a Oi, relatando o fato, a atendente da operadora responde simplesmente que “se você não quiser pagar esse valor que a UOL lhe repassou pelo emeio, telefone para a UOL”.
E, de pronto, fornece os números da UOL, que, pior ainda, não possuem opções para falar com atendente. Ouve-se, tão somente, a gravação da secretária eletrônica.
Pergunta que os reclamantes do golpe estão fazendo: – “Como a empresa UOL teve acesso aos seus dados, minutos depois de terem feito um pedido de instalação Velox?”
Claro! A OI repassa as informações automaticamente, através de um software destinado a isso.
Em todo o país, a OI e UOL são alvo de processos em razão desse procedimento criminoso.
Há, inclusive, sites especializados em reclamações desse tipo.
A Anatel já processou a Oi por cometer crimes de venda casada om outras empresas.
Ou seja, a operadora é especializada em tungar seus clientes..
Em 2013, exemplificando, ações de âmbito nacional e indenização beiravam R$ 2,5 milhões.
A gracinha agora chegou a Marabá, lesando centenas de pessoas.
O blog tem conhecimento de várias pessoas em Marabá vitimadas do estelionato mercadológico.
E, diante disso, propõe às vítimas da venda casada, registro de seus contato para que pleiteemos a constituição de um advogado para abertura de processos contra as duas empresas.
Diogo Souza Bohry
19 de dezembro de 2015 - 18:07Tentaram esse golpe comigo hoje mesmo, duas vezes. Logo após solicitar a instalação do OI VELOX, aqui em Marabá. Os dados da compra foram repassados, sem sombra de dúvidas.
É um absurdo!!
Cezar
10 de fevereiro de 2015 - 09:04Provedores “via-rádio” estorquindo clientes com mensalidades astronômicas pra links mínimos e quem tem sorte de ter disponibilidade pra velox tá preocupado com os R$ 4,90 do UOL… ahan…
Walyson
7 de fevereiro de 2015 - 12:26Primeiramente, parabéns pela atitude em denunciar. Isso já vem ocorrendo faz tempo e quase todos caem nesse golpe. Eu apenas não cai porque já tinha conhecimento do mesmo. Mas conheço várias pessoas que foram lesadas.
É um absurdo o descaso da Oi com seus clientes. Cobrança indevida, assistência técnica é uma vergonha, sem falar na baixa velocidade na internet..
Ribamar
6 de fevereiro de 2015 - 23:22Só não se concretizou comigo, porque quando disseram que eu tinha que pagar a primeira fatura apenas com cartão, eu pulei fora! Ao pressioná-los, eles desligara o telefone. Depois soube da própria Oi de que não havia tal autorização para pagamento para UOL.
Arnilson
6 de fevereiro de 2015 - 12:01Caro Senhor Hiroshi isto já acontecendo há muito tempo comigo, falam de 5 megas por um preço super acessível, mas, é apenas uma farsa.
Peço-lhe sua autorização para publicar no blog essa postagem no blog a título de orientação. Compreenderei se a resposta negativa. Sucesso.
Fique a vontade, para publicação
E. Silva
6 de fevereiro de 2015 - 11:33A mesma tentativa já chegou em Parauapebas também! Semana passada solicitei o Oi Velox, segundos depois recebi a ligação da UOL dizendo que eu tinha que fechar o provedor com eles. No inicio até acreditei, porém no decorrer da conversa disse a atendente que EU não ia querer o serviço e desliguei o celular. Nos dias seguintes, eles ficaram insistindo e eu deixei de atende-los. Entrei so Site da Oi Velox e perguntei se era um procedimento padrão, e eles me disseram que não, inclusive que eu não precisaria contratar e que a Oi deixa seus clientes livres para tal escolha.
E. Silva
Parauapebas – PA.