Universitários conhecem Serra das Andorinhas

Publicado em 5 de novembro de 2014

O grupo de estudantes de Geografia conheceu as trilhas do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas
O grupo de estudantes de Geografia conheceu as trilhas do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas

O Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), localizado no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, recebeu nesta semana um grupo de estudantes do curso de Geografia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém.

Alunos foram conhecer vários aspectos do parque, como solo, relevo, clima, vegetação, distribuição das águas, ordenação social e relação das populações locais com o meio ambiente, dentro da unidade de conservação. Os estudantes assistiram a palestras sobre fauna e flora do local, turismo e pesquisa, e conheceram as ações de educação ambiental desenvolvidas na área.

Na Vila Santa Cruz dos Martírios, os estudantes aprenderam como os moradores sobrevivem na localidade.

Eles foram também à Ilha dos Martírios e à Pedra Escrita, sítio arqueológico com aproximadamente 5 mil gravuras e inscrições rupestres, localizado às margens do Rio Araguaia.

Nas trilhas, eles receberam informações sobre a vegetação e a formação rochosa da região e conheceram dois balneários localizados na Área de Preservação Ambiental (APA) Araguaia: a cachoeira Três Quedas e o Parque das Águas. O grupo percorreu ainda as dunas que formam uma das praias do Rio Araguaia.

O Pesam possui plano de manejo e Conselho Gestor consultivo, e seu principal objetivo é preservar os seus ecossistemas naturais, belezas cênicas e recursos arqueológicos. A área do parque está em uma zona de transição, entre a Amazônia e o Cerrado, o que confere a seus oito ecossistemas uma incomum riqueza e complexidade. Seu território se encontra numa região de serras, proporcionando um grande diferencial paisagístico.

Os recursos arqueológicos, a diversidade e especificidade de espécies vegetais e animais, além da grande quantidade de cachoeiras e outros aspectos despertam o interesse dos visitantes.

No entorno do parque, pela Lei nº 5.983, foi criada a Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia (APA Araguaia), com o objetivo de conservar e recuperar os ecossistemas, para melhorar a qualidade de vida da população local, com o desenvolvimento de programas e projetos sustentáveis que minimizam os impactos ambientais.

Serviço: As visitas ao Pesam, com as finalidades de pesquisa e turismo, devem ser previamente marcadas pelo e-mail  parqueandorinhas@gmail.com ou pelo fone (94) 3331-1197.  (Káthia Oliveira)

Praias localizadas às margens do Rio Araguaia, que integram a área do parque, fizeram parte do roteiro dos estudantes
Praias localizadas às margens do Rio Araguaia, que integram a área do parque, fizeram parte do roteiro dos estudantes