Unitins vai emprestar computadores a estudantes de baixa renda para facilitar acesso a aulas virtuais

Publicado em 19 de maio de 2021

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou um programa de inclusão digital e vai emprestar computadores de mesa para que estudantes tenham acesso a aulas virtuais. Serão 63 máquinas fornecidas a acadêmicos escolhidos através de uma seleção. As inscrições já começaram e seguem até 30 deste mês.

Para fazer a inscrição, basta enviar a documentação exigida para o e-mail selecao.ae@unitins.br. 

O Programa contempla o empréstimo de 63 computadores de mesa, com monitor, CPU, teclado e mouse. O processo de seleção é válido para todos os campus, sendo destinadas obrigatoriamente no mínimo cinco máquinas para cada unidade.

egundo o edital, o principal critério de seleção será a verificação de análise das condições socioeconômicas do acadêmico, tendo como parâmetro a renda per capita familiar, a origem escolar, origem domiciliar, o recebimento, pelo estudante ou por membro da família, de benefícios socioassistenciais e outras informações, conforme questionário socioeconômico e/ou entrevista social.

Para se inscrever, o acadêmico deve seguir as instruções presentes no edital:

  • O e-mail deve ser enviado utilizando o assunto: “Nome do estudante – Auxílio inclusão digital”, contendo todos os arquivos digitalizados em PDF, conferidos e organizados por nome (ex.: Termo de compromisso.pdf).
  • Cópia legível do RG e CPF;
  • Comprovante de matrícula do semestre vigente 2021/1;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que conste o nome do acadêmico;
  • Anexo I do edital – Declaração que não tem acesso a computador (desktop, notebook) ou tablet para acompanhamento das aulas remotas;
  • Anexo II do edital – Termo de compromisso;
  • Anexo III do edital – Autodeclaração de vulnerabilidade socioeconômica.

 

O resultado preliminar do processo de seleção está previsto para o dia 23 de junho e os selecionados terão 30 dias para a retirada da máquina.