Hiroshi Bogéa On line

Unimed, uma empresa cidadã

O Sistema Unimed possui, em todo o país, cem mil cooperados, os verdadeiros  donos do sistema de plano de saúde. Esse fato faz do sistema Cooperativista  o grande diferencial, onde o cliente (no caso, os usuários) é atendido pelo dono do negócio.

É muito importante o  papel dos cooperados da Unimed Sul do Pará  na definição da estratégia,  apoio à gestão e no monitoramento dos riscos empresariais

As  principais metas alcançadas até agora pela Unimed Sul do Pará, são a confiança e o respeito pelo mercado de maneira geral, clientes, concorrentes, entidades de classe e governo. Reflexo disso é que a USP é hoje a terceira Unimed da Região Norte, estando a frente de várias capitais como São Luiz, Terezina, Macapá e outras.

Estamos presentes em todos os municípios do Sul do Pará, não só presentes com a parte comercial, mas como geradores de renda. A cooperativa é a maior compradora de serviços médicos de nossa região.

Enquanto outras empresas do ramo só tem representantes comerciais na região, a USP  é a única operadora de planos de saúde a gerar empregos diretos no Sul do Pará. E ai está outro forte diferencial competitivo.

Em outras palavras, a Unimed é “Cara Crachá”, parodiando o Severino, ou seja, o cliente sabe onde nos encontrar e não precisa ligar para 0800 na região Sudeste,  para resolver seus problemas.

Observa-se na USP agregações tecnológicas que outras não têm,

Embora  não seja exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS), é regra na USP  agregações tecnológicas. Esse setor é o que mais recebe investimentos da diretoria.

A Tecnologia da Informação está diretamente ligada à saúde financeira da  empresa. Não se trata de uma escolha, mas  de uma necessidade.

Trabalhamos hoje com o melhor banco de dados do planeta através de sofisticado programa de inteligência de negócios, que nos proporciona fazer infinitos cruzamentos de informações para obter o dado que queremos.  Programas como estes que descobriram, só para exemplificar, que em loja de conveniências a cerveja vende mais à noite se estiver perto das fraldas descartáveis, isto porque o programa identificou uma venda casada para país que saiam para comprar fraldas fora de hora, e aproveitavam para levar sua cervejinha.

Na medicina conseguimos detectar padrões de procedimentos, levantar custo e cruzar informações, tudo isso resultado de anos de investimento nesta área.

A Unimed Sul do Pará também cumpre com seu papel social, através do investimento em responsabilidade social.

Entendemos que a Responsabilidade Social se desdobra além do Social, em Cultura, Esporte e Responsabilidade Sócio Ambiental. Nessa  visão, o Conselho de Administração da Cooperativa, por iniciativa do Presidente, Dr. Jorge Bichara, desenvolveu um leque de ações visando contemplar todo este contexto, além de apoiar entidades como Hemopa, Associações de Moradores, Sindicatos, Polícia Militar, Apae e muitos outros.

Em 2007,  lançamos  nosso próprio Programa de Responsabilidade Social, denominado “Unimed Vai à Escola”, um projeto com base científica que atende a mais de  três mil crianças  na zona rural da rede pública de ensino do município de Marabá, cuidando da prevenção à saúde bucal,  educando, aplicando flúor e fornecendo kits de saúde bucal e kits escolares de qualidade.

Na parte ambiental apoiamos as atividades da Fundação Zoobotânica de Marabá. Na  parte cultural,  temos apoiado alguns artistas locais,  além de outra manifestações.

No esporte, há anos figuramos como um dos  principais patrocinadores  do Águia de Marabá.

Conceito de responsabilidade social também pode sintetizar valores da medicina e do cooperativismo. É, acima de tudo, um dos princípios mundiais do Cooperativismo: interessar-se pela vida da comunidade.

A cooperativa médica caminha no sentido de investir na gestão ambiental. Nossa parceria com a Fundação Zoobotânica de Marabá nos orgulha, já que aquela organização não governamental realiza importante trabalho na preservação de nossa flora e fauna, cuidando hoje em torno de 200 animais e de um patrimônio botânico que são as reservas que estão hoje sob sua guarda. Trabalho incansável e fantástico do  Dr. Jorge Bichara que o diferencia.  

Nosso objetivo maior é  transformar a USP na melhor prestadora de serviços de saúde do Estado. Trabalhamos com Planejamento e sabemos exatamente onde queremos chegar.

A  ANS  tem editado nos últimos anos inúmeras regras para que as operadoras mantenham seus registros. Hoje temos boa parte de nosso efetivo voltado para atender estas determinações.

Sendo assim, há vários processos a serem implantados.

Concluída esta etapa,  iremos nos concentrar em buscar certificações, o que irá padronizar definitivamente todos nossos processos, garantindo assim a nossos clientes o que há de melhor em atendimento e gerenciamento da saúde de sua família e de sua empresa.

 

(*) –  Eugênio Alegretti  Administrador e Gerente Administrativo da Unimed Sul do Pará

Post de 

2 Comentários

  1. marabaense

    29 de março de 2011 - 21:06 - 21:06
    Reply

    não seria “…uma empresa cidadã” ?

    • Hiroshi Bogéa

      29 de março de 2011 - 21:18 - 21:18
      Reply

      Sim, marabaense. Empresa Cidadã. Obrigado. Já corrigimos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *