Unifesspa, polo Marabá, divulga edital com 60 vagas para ingresso no curso de graduação em Letras-Libras

Saiu o edital do vestibular para ingresso nos cursos de graduação em Letras Libras (bacharelado e licenciatura), na modalidade à distância (Ead), para ingresso no segundo semestre letivo de 2022.

O curso será ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, via Educação a distância, com encontros presenciais nos polos conveniados.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá um polo presencial em Marabá. Nesta edição, irá ofertar 60 vagas, sendo 30 para o bacharelado e outras 30 para a licenciatura. As inscrições para o vestibular irão ocorrer de 24 de maio a 9 de junho, pelo site https://librasead2022.ufsc.br/inscricoes/.

Podem se candidatar pessoas fluentes em Libras e que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula. A taxa de inscrição custa R$ 80, mas os candidatos poderão solicitar isenção total do pagamento via CadÚnico (Decreto nº 6.135/2007) ou nos termos da Lei nº 12.799/2013, que garante isenção das taxas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública (ou em escola privada com bolsa integral) e que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Os requerimentos de isenção devem ser encaminhados de 24 de maio a 2 de junho.

Em todos os cursos, metade das vagas são reservadas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

O edital completo e demais informações sobre o Concurso Vestibular UFSC/2022-Libras/EaD estão disponíveis librasead2022.ufsc.br.Confira, também, a versão em Libras do edital.

Prova – A prova será realizada em 31 de julho, das 14h às 18h, em Marabá (PA), em uma única etapa. Os candidatos deverão elaborar uma redação e responder questões das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (5 questões objetivas)
  • Comunidades Surdas (7 questões objetivas)
  • Aspectos linguísticos da Libras (6 questões objetivas)
  • Conhecimentos Gerais (12 questões objetivas), distribuídas da seguinte forma: História (3), Geografia (3), Matemática (3), Física (1), Química (1), Biologia (1).

De acordo com o edital, a entrada e permanência nos locais de prova só será permitida com o uso de máscara facial, que cubra o nariz e a boca. Nos casos em que o candidato necessite de leitura de labial, será permitido o uso de máscara adequada que permita tal procedimento. Também é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação contendo indicação de primeira ou segunda dose ou ciclo vacinal completo (com dose de reforço). Caso o candidato não tenha se vacinado, deverá apresentar teste negativo para covid até 72 horas anteriores ao dia 31 de julho.