Unama é vendida por R$ 152 milhões

Publicado em 24 de dezembro de 2013

 

Confirmado; a Unama foi realmente vendida.

O jornal Diário do Pará publica detalhes sobre a negociação entre a Universidade da Amazônia e o  Grupo Ser Educacional, adquirente do complexo de ensino  superior paraense.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Objeto de especulações já há pelo menos dois anos, mas nunca admitida por seus controladores, a venda da Unama, a primeira universidade particular a ser colocada em funcionamento no Pará, foi selada ontem para o Grupo Ser Educacional. Uma carta de intenções foi assinada entre as duas instituições com prazo de seis meses, o que significa dizer que o negócio deverá ser fechado ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A   notícia foi divulgada pelo Twitter em primeira mão e com absoluta exclusividade no início da tarde de ontem pelo jornalista Mauro Bonna, aqui do DIÁRIO. A informação circulou mais tarde também no Sul do país, por meio de uma nota veiculada pela Agência Estado. 

Procurados, os dirigentes da universidade se mantiveram inacessíveis à imprensa durante toda a tarde de ontem. A reitora da universidade, professora Ana Célia Bahia Silva, no momento se encontra nos Estados Unidos.

De acordo com a Agência Estado, o memorando de entendimento foi assinado pela Ser Educacional para negociar a aquisição da totalidade das cotas representativas do capital social da União de Ensino Superior  do Pará (Unespa), mantenedora da Unana, e do Instituto Santareno de Ensino Superior (Ises), mantenedor da Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), com sede em Santarém. O valor da aquisição das cotas, quando concluída a operação, será de aproximadamente R$ 152 milhões, segundo a agência notícias.

CONGLOMERADO

O Grupo Ser Educacional é o maior conglomerado empresarial com atuação no mercado privado de ensino superior de toda a Região Nordeste do Brasil. Pertence a ele o controle do Centro  Universitário o Maurício de Nassau, hoje com faculdades espalhadas por 15 cidades em dez diferentes Estados brasileiros – incluindo, entre as capitais, Belém, São Luís e Manaus.

As faculdades da Uninassau oferecem mais de 200 opções de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Humanas, Saúde e Exatas. A Ser Educacional controla também a Faculdade Joaquim Nabuco, fundada em agosto de 2007 e que funciona atualmente com um total de 39 cursos, sendo 12 de graduação e 27 de pós-graduação.

A Unama foi criada em 1987, quando o então Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, o Cesep, se juntou às Faculdades Integradas do Colégio  Moderno. Dessa fusão nasceu a União das Escolas Superiores do Pará (Unespa), instituição que teve vida breve e que acabou se transformando, seis anos depois, na Universidade da Amazônia.

Instituição com sólido prestígio firmado e consolidado ao longo de quase três décadas de atuação no Pará, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a Unama conta hoje com cerca de dez mil alunos, incluindo os que cursam a pós-graduação.

Sua marca, forte ao ponto de se tornar uma sólida referência no ensino superior do Pará, jamais foi afetada pela crise de governança corporativa que nela se instalou nos últimos anos e que fatalmente desaguaria – como está acontecendo agora – na transferência do controle acionário.  (Diário do Pará)