Hiroshi Bogéa On line

Uma festa pra Puty

No aniversário de Cláudio Puty, havia mais de trezentas pessoas.

Foi à noite de ontem na Churrascaria Rodeio, prestigiada por representantes de diversos segmentos, entre empresários, políticos, militância do PT, lideranças de sindicatos, associações e movimentos sociais.

Ana Júlia fez questão de ir.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB), também. Os dois, Ana e Juvenil chegaram juntos ao salão climatizado da churrascaria.

Todos os rostos

Exatamente 16 dirigentes de partidos ou representantes dos mesmos, marcaram presença: PT, PSB, PCdoB, PP, PMDB, PR, PRB, PDT, PSC, PV, PPS, PTR, PTdoB, PMN, PSL e PTB.

Candidatura lançada

Quem primeiro tocou na questão da pré-candidatura de Cláudio Puty a deputado federal foi o presidente da AMAT, Davi Passos, prefeito de Xinguara (PT), integrante da DS. Textualmente, disse que “o nome de Puty está sendo discutido internamente para sair candidato a deputado federal”. E que, segundo ele, é um nome qualificado para honrar o PT e o Estado na Câmara Federal.

Daí pra frente, todos os demais oradores saudaram a possibilidade de Cláudio Puty sair candidato na eleição de 2010.

Qualidades e origens

Deputado estadual João Salame (PPS) lembrou das origens políticas de Puty como ex-integrante do PCB (Partido Comunista do Brasil), partido no qual Salame também iniciou sua militância de combate ao arbítrio. Disse ter construído, ao longo dos últimos meses amizade com o Chefe da Casa Civil que se fortalece a cada dia, apesar das divergências do PPS com o PT. E também qualificou a formação intelectual do aniversariante, sustentando que o Pará ganharia um excelente quadro à Câmara Federal, caso Puty encare a parada.

“Queremos continuar”

O discurso mais importante, pela simbologia do momento, foi o do presidente da Assembléia, Domingos Juvenil, que também estimulou o aniversariante a disputar a Câmara Federal e encerrou a fala dissertando sobre as atuais divergências do PMDB com o PT. Sem se aprofundar muito, reconheceu as dificuldades do processo de desgaste entre as duas legendas, incitou todos os personagens a tirarem aprendizado de cada confronto ocorrido, mas finalizou, dizendo que se dependesse dele, “nós queremos continuar com essa aliança”.

Cores & Coros

O filho de Gerson Peres, deputado federal presidente do PP, Gersinho Filho, sacramentou a acomodação da legenda na base aliada de Ana Júlia ao expressar a posição definitiva do Partido Progressista, a partir daquele momento, “como integrante da estrutura de sustentação política do governo Ana Júlia”. Disse que falava em nome do pai, ausente da festa por se encontrar em Marabá cuidando da conclusão da obra de expansão do Senai.

Também não passou ao largo quando exaltou a habilidade de Cláudio Puty em conseguir atrair o PP para a base aliada, chegando a brincar com o aniversariante ao responsabilizá-lo pela colocação, ali naquela festa, e em mesas próximas, os três candidatos a prefeito de Bragança – Gersinho um deles, Padre Nelson Magalhães e Edson Oliveira, atual prefeito – opositores ferrenhos.

Uns & Outros

Houve um momento em que Cláudio Puty recebeu abraços, quase que simultâneos, do presidente da Fiepa, José Conrado e de lideranças dos movimentos sociais. Pontos extremos realmente em cenário de completa distensão

Marabá e o Sudeste

De Marabá, cinco empresários bateram ponto na festa do Chefe da Casa Civil, inclusive o presidente da Associação Comercial e Industrial, Gilberto Leite. Todos os prefeitos do PT do Sul do Pará, além de outros eleitos por partidos da base aliada. Ao todo, 38 prefeitos do Estado foram abraçar o aniversariante, além de vice-prefeitos e vereadores.

Prefeito e Vice

Darci Lermen chegou à churrascaria, acompanhado de seu vice-prefeito, Afonso Andrade.

Paulo Rocha

O deputado federal Paulo Rocha (PT) também prestigiou a festa de aniversário do Chefe da Casa Civil. Ele chegou na churrascaria acompanhado de Alexandre Padilha, ocupante da Subchefia de Assuntos Federativos e Planejamento Estratégico da Presidência da República.

Padilha fez questão de falar em nome do governo federal, destacando o nível de conhecimento de Cláudio Puty e a importância dele para o projeto de reeleição da governadora Ana Júlia.

O começo

Ana Júlia, além de destacar as qualidades profissionais de seu Chefe da Casa Civil, disse que Puty foi um dos responsáveis pelo ingresso dela na vida política, estimulando-a a disputar vaga à Câmara Municipal de Belém, num momento em que a mesma, bancária de profissão, cuidava de tocar tão-somente sua vida pessoal.

Entre muitas virtudes do aniversariante, a governadora destacou a preocupação que ele tem para o coletivismo. “Puty pensa sempre no governo, como um todo, tem o projeto de governo como meta, e para que isso ocorra, estimula os demais colegas de equipe a trabalhar solidariamente”.

Nem a governadora, e nem o próprio aniversariante quando foi ao microfone agradecer, tocou na suposta candidatura a deputado federal do Chefe da Casa Civil.

Todas as tribos

A secretaria da Sedurd, Suely Oliveira, sempre apontada como um das auxiliares de governo na mira de demissão a qualquer hora, circulou alegremente pelo ambiente, recebendo, inclusive, elogios de Puty, quando este discursou.

O ex-governador Carlos Santos desfilou distribuindo apertos de mão.

Bararu também estava na área.

Entre brincadeiras numa das mesas, o secretário da Fazenda, José Raimundo, chamou Puty com um aceno e, diante de convidados tão distintos, não perdeu o pique, cochichando ao ouvido do aniversariante:

– Puty, só ta faltando agora o “ Anormal do Brega”.

Post de 

8 Comentários

  1. Anonymous

    31 de agosto de 2009 - 19:59 - 19:59
    Reply

    10:30 PM, Adivinha que estava lá do PT de Marabá????

    Raimundo Oliveira (Superitendente do INCRA)e Alessandro Bulhões, seu fiel escudeiro…. Os dois estão coladinho na DS, sonham numa possivel dobradinho com o Puty para Dep. Federal, e Raimundo Dep. Estadual.

    Verdadeiros Traidos….

    A historia dará à vocês, o que de fato merecem… seus oportunistas…

  2. Anonymous

    11 de agosto de 2009 - 20:05 - 20:05
    Reply

    Esquerda mesmo de verdade no meio dessa trupe só mesmo o DAVI PASSOS, o resto é pelego.

  3. Anonymous

    10 de agosto de 2009 - 19:23 - 19:23
    Reply

    Suely engoliu a ordem da Governadora? vai sair a estadual, embora tenha maior densidade eleitoral que o Puty.

  4. Hiroshi Bogéa

    10 de agosto de 2009 - 16:58 - 16:58
    Reply

    O poster checou agora de manhã: Ademir Martins, chefão da DS em Marabá, estava presente.

  5. Anonymous

    10 de agosto de 2009 - 12:53 - 12:53
    Reply

    Repito a pergunta: Da DS e do PT de Marabá quem foram os convidados e presentes?

  6. Anonymous

    8 de agosto de 2009 - 01:30 - 1:30
    Reply

    Da DS e do PT de Marabá quem foram os convidados e presentes?

  7. Hiroshi Bogéa

    7 de agosto de 2009 - 15:31 - 15:31
    Reply

    Agradecimento tamém são nossos, 12:22 PM. Toda boa sugestão é bem vinda e acatada. Abs

  8. Anonymous

    7 de agosto de 2009 - 15:22 - 15:22
    Reply

    Fico contente de ver que o poster acatou minha sugestão e deixou o texto do blog com uma fonte maior. Os leitores com mais de 40 agradecem.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *