UEPA implanta residência médica em Altamira

Publicado em 27 de fevereiro de 2012

 

A Norte Energia S.A., empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) firmaram um Convênio de Cooperação Técnica para realização do Programa de Residência Médica na área de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Altamira. Serão oferecidas 10 vagas, com seleção feita pela própria UEPA e início das atividades já em abril deste ano. O convênio tem duração de dois anos, com investimentos de mais de R$ 1 milhão da Norte Energia, destinado às bolsas de estudos e a outros custos do Programa.

A analista de Saúde Pública da Norte Energia em Altamira, Kátia Fernandes, explica que o Programa de Residência Médica vai contribuir significativamente para a qualidade do atendimento prestado à população na região. “Há uma carência muito grande de profissionais médicos em Altamira e nas cidades vizinhas. A residência médica é uma forma de garantir a permanência de bons profissionais na região”, defende Kátia Fernandes.
A residência médica em Altamira será desenvolvida em Unidades Básicas de Saúde, muitas das quais construídas pela Norte Energia, ambulatórios de especialidades, núcleos de apoio, centros de apoio psicossocial e outros espaços públicos com ênfase nas ações do programa Saúde da Família. Entre as atividades do programa, estão atendimento individual familiar, crescimento e desenvolvimento infantil, imunização, orientações de amamentação, pré-natal e educação e prevenção de acidentes de trabalho.
A formação de médicos em atenção primária à saúde, na própria região, é um grande passo na melhoria da qualidade de vida de quem mora nas cidades da área de influência de Belo Monte, diante das dificuldades de acesso da população aos serviços de saúde na região amazônica. No Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, a carga horária a ser cumprida pelos aprovados será de 5.760 horas, entre aulas práticas e teóricas, em dois anos de residência, durante os quais os estudantes receberão uma bolsa de estudos da Norte Energia.
Fonte – Assessoria de Imprensa /Norte Energia S.A.