Uepa discute com escolas a política de acesso à universidade

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) convidou representantes das escolas de ensino médio das redes pública e privada para discutir a política de acesso à universidade, em reunião  no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

No encontro “Universidade e sociedade: a política de acesso da Uepa em discussão”, a Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação, também apresentou os dados referentes aos processos seletivos – Prise e Prosel 2014.

Para o vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso, discutir o ingresso do ensino superior é contribuir para a democratização da educação. “Nossa intenção é aprender e contribuir para a transformação da sociedade. A relação entre as vagas públicas e o contingente de alunos que se submetem à seleção é enorme. Por isso, queremos tornar nosso processo de seleção cada vez melhor àqueles que querem progredir e contribuir com a sociedade”, ressaltou.

Em 2014, exatamente 96.982 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 3.106 vagas ofertadas pelas duas modalidades de seleção, o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e o Processo Seletivo (Prosel). A pró-reitora de graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, enfatizou a importância da participação das escolas no debate. “Essa socialização dos nossos processos seletivos é importante. Daqui nós vamos pensar no direcionamento das próximas seleções e levar os pontos de debate para nosso Fórum de Graduação”, disse.

Na reunião, os representantes de cada escola receberam login e senha para conferir no endereço http://www.uepa.br/daa/prise2014 os rendimentos dos alunos na seleção de 2014. A coordenadora da Escola Estadual Dom Pedro I, Waléria Rocha Lobo, ressaltou a importância do momento de debate com a universidade. “Daqui podemos levar à nossa comunidade escolar as informações sobre as formas de ingresso. É de interesse dos nossos alunos essas informações porque muitos deles escolhem a Uepa pelo seu know-how, pelos cursos oferecidos e pela seriedade da instituição”, avaliou.

No próximo dia 24, uma nova reunião ocorrerá para discutir com os professores do ensino médio, especificamente, os conteúdos programáticos. “Com a participação das escolas, queremos fazer ponderações sobre o desempenho dos candidatos e avaliar a política de acesso aperfeiçoando para os próximos anos, além de fazermos adequações, se necessárias, ao conteúdo programático”, explicou a diretora de Acesso e Avaliação da Uepa, Léa Costa. A reunião será no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), na travessa Enéas Pinheiro, s/n, no Marco, em Belém