Foi concluída, nesta terça-feira (28, o asfaltamento da Ponte Rio Moju e a instalação dos três dolfins de proteção dos pilares da ponte, nos dois canais de navegação.

Hoje, quarta-feira (29) a obra de construção de 268 metros entra na fase de sinalização horizontal e vertical.

A ponte, que foi construída de forma estaiada (com cabos de sustentação) e com dois vãos de navegação de 134 metros de largura cada um, também passará por limpeza fina, para voltar a se integrar ao complexo Alça Viária, beneficiando cerca de um milhão de pessoas que utilizam diariamente as quatro pontes ao longo da Rodovia PA-483, que interligam a Região Metropolitana de Belém e o nordeste paraense às regiões sudeste e sul.

Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, na próxima quinta-feira (30), haverá a prova de carga.

“Vamos colocar dezenas de carretas carregadas e macacos hidráulicos para teste de carga máxima no equipamento e verificação se cada parte da ponte foi construída conforme projetado”, informou.

Estruturas de proteção – A Ponte União, novo nome dado a ponte, será devolvida à população com sistema de proteção dos pilares compostos por três dolfins, que chegaram à ponte na última segunda-feira (27), em uma operação de navegação autorizada pela Capitania dos Portos.

São estruturas gigantescas, a maior com mais de 70 metros de diâmetro.

A Ponte Rio Moju desabou em abril do ano passado após uma embarcação clandestina bater em um dos pilares. Quase 700 quilos de escombros foram depositados no fundo do rio.

A retirada desse material tem sido a operação mais complexa de toda a obra da ponte. Quase 15% desse material ainda está sendo retirado do fundo do rio.

A Ponte União será inaugurada na próxima sexta-feira (31) pelo governador Helder Barbalho. Após a solenidade, estará liberada para o tráfego de veículos.