Torneio de pesca de Jacundá valoriza ribeirinhos

Publicado em 28 de junho de 2011

 

Prrática da pesca esportiva no lago de Tucuruí

A sétima edição do Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (Torjac) tem um novo foco: a valorização dos ribeirinhos, pescadores e moradores da região do Grande Lago de Tucuruí. A programação do evento inclui a realização do 1º Festival do Peixe, versão mirim do torneio de pesca e ainda competições esportivas e aquáticas durante os dias 8, 9 e 10 de julho, na comunidade de Porto Novo, a 40 quilômetros da sede do município.

O parque aquático é extenso. Para aproveitar seu potencial em favor dos moradores, a Prefeitura de Jacundá realiza o Torjac, que atrai os amantes da pesca esportiva. No torneio, o peixe destaque é o tucunaré – são mais de doze espécies encontradas no lago.

Entre as novidades deste ano, está o primeiro Festival do Peixe.

Pelo roteiro programado, é prioridade a participação de famílias das comunidades de Santa Rosa e Porto Novo. Dez barracas montadas levam nomes de peixes, onde serão comercializados pratos à base de pescado, priorizando caldeirada, peixe frito e assado. Com isso, as famílias poderão vender refeições durante o torneio, além da escolha de um prato ou a barraca mais ornamentada.

Paralelo ao Torjac acontece, a exemplo do ano anterior, o Torjac Artesanal, realizado em único dia, onde os participantes são pescadores e pescadoras, com prioridade para a participação de crianças e adolescentes, filhos de pescadores (foto).

Foto Joõazinho FSJ

Durante o torneio de pesca haverá competições aquáticas, com destaque para canoagem de voga, mergulho à distância, nado livre em equipe e apnéia. São atrações que envolvem diretamente a comunidade local, valorizando seus conhecimentos. Como exemplo, o pescador demonstra prática em mergulho através do manuseio de retirada das redes de pesca quando elas estão presas a galhos debaixo d’água.

O Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá deste ano deverá reunir cerca de 500 participantes – entre todas as modalidades – em parceria com A Colônia de Pescadores Z-43. O evento terá atrações artísticas: DN Melody e Menina Moleka, além de uma atração de voz e violão.

Informações estão no site do evento: www.jacundaambienteeturismo.com.br

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Jacundá

Fotos: Joãozinho