Hiroshi Bogéa On line

Tocantins em 5 tempos

Semana passada o Estado do Tocantins completou 18 anos.
Na manhã deste domingo (29), o senador Leomar Quintanilha (PMDB), um dos expoentes da briga pela divisão do Goiás, retornou às diversas ligações telefônicas feitas por este poster na tentativa de registrar a visão dele sobre o processo de emancipação. Algumas considerações do senador:

1- A região do Tocantins antes de se tornar um estado, era responsável por apenas 4% da arrecadação do estado de Goiás. Ele também citou os casos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul como exemplos de que a redivisão territorial é benéfica para todos.

2- A redivisão territorial do Brasil é imperativa e inadiável. Ele assinalou que a ausência do governo em regiões remotas faz a população sofrer muito por carências básicas e que a criação de novos estados permitiria a participação dessas regiões no desenvolvimento econômico do país.

3- Quintanilha citou o exemplo de Tocantins, que em 2006 conseguiu exportar US$ 158,691 milhões em produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho e o chamado “boi verde”.

4- O estado consome apenas pouco mais de 10% da energia elétrica que produz (Barragem de Lageado) tornando-se um exportador nessa área também e atraindo bilhões de reais em investimentos.

5- Em 2007, o estado comemora seu 18º aniversário com mais de seis mil quilômetros de estradas pavimentadas, universalização da educação e da saúde e a continuação das obra da ferrovia Norte-Sul.

Post de 

4 Comentários

  1. Anonymous

    1 de maio de 2007 - 18:12 - 18:12
    Reply

    Hiroshi sabe porque o Estado de Carajas vai demorar um seculo a ser realidade? Porque nao temos políticos comprometidos seriamente com essa luta. Todos os envolvidos soquerem safar a pele em época de eleição. Oportunistas e aproveitadores.
    João da Paixão Resende – Conceição do Araguaia

  2. Anonymous

    1 de maio de 2007 - 15:45 - 15:45
    Reply

    Por que não trazem esse senador do Tocantins para dar palestras no Sul do Pará sobre a divisão territorial? Não seria uma boa idéia levar isso adiante, Hiroshi?
    Antonio Marcelo, Jacundá

  3. Anonymous

    1 de maio de 2007 - 14:57 - 14:57
    Reply

    Para o blog ficar melhor deveria ter alguma pessoa passando infor’mação de tudo o que ocorre em suas cidades, porque assim saberíamos os fatos gerais do Sul do Pará considerando que os jornais da regiao só divulgam aquilo de interesses de seus donos.

  4. Anonymous

    30 de abril de 2007 - 22:51 - 22:51
    Reply

    pARABÉNS PELO BLOG. BEM CONSISTENTE E INFORMATIVO

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *