Toca do Manduquinha será reaberto com show do grupo instrumental “Pau Brasil”

Publicado em 8 de agosto de 2014

helder messiahs (6)

Espaço criado para fomentar a atividade cultural do município,  e em fase final de reforma pela Prefeitura Municipal de Marabá,  o Centro Cultural Toca do Manduquinha  será reinaugurado em grande estilo no próximo dia 20.

Durante a inauguração,  um dos mais representativos grupos da música instrumental brasileira se apresentará no local.

Trata-se do “Pau Brasil”, que está comemorando 30 anos de carreira e já fez apresentações nos mais renomados festivais de teatro do Brasil, além de inúmeros tours e apresentações pela Europa, Estados Unidos e Japão.

Além do concerto, o grupo promoverá uma oficina aberta a partir das 17h30, não só a músicos e estudantes de música, mas também ao público em geral.

De forma descontraída e bem humorada, o “Pau Brasil” fará uma oficina destacando o processo criativo dos arranjos e sua concepção musical, descrevendo a trajetória e a dinâmica de interpretação de grupos.

Detalhes do processo de criação serão demostrados na prática pelo Pau Brasil, promovendo uma interação musical com o público, que participará através de perguntas e comentários.

pau brasil

A Toca está há três meses fechada, tempo em que está recebendo pintura externa e decoração especial.

O artesão responsável pela decoração da parede central da Toca, Félix Mourão (foto abaixo),  utiliza material reciclável, como carrocerias de caminhão e canoas velhas, para decorar o ambiente. “Na verdade, eu vejo a cidade como um grande almoxarifado, onde tudo pode ser reaproveitado, além de também estarmos contribuindo com o meio ambiente”, completa.

felix evandro

Para inspirá-lo Félix Mourão trabalha ouvindo música e sempre com uma garrafa com café ao lado, sob o olhar do filho Caíque, de 6 anos. “Nossa arte é passada de geração para geração, e tenho o maior orgulho de fazer parte desse trabalho, que vai beneficiar a cultura do município.”

Segundo Genival Crescêncio, da Secretaria Municipal de Cultura (foto abaixo), a revitalização da Toca vai deixar o ambiente ainda mais interessante e manterá aspectos rústicos com funcionalidades modernas. “Inclusive as grades tentam reproduzir a arte marajoara”. Com a reforma, o local terá espaço também para abrigar exposições de artes plásticas, fotografia, teatro, dança, artesanato e manifestações folclóricas.

genival