Tirando bronca

Publicado em 7 de outubro de 2009

Esperneada pela indignação do presidente Lula com a postura da mineradora em insistir comprar navios fabricados em outros países, a Vale acaba de publicar Nota de Esclarecimento para limpar a barra diante do governo.

O que diz a empresa:

1)O contrato com a STX Pan Ocean é um contrato de afretamento de navios. Não se trata de compra de embarcações;

2) Este contrato está alinhado com a política da Vale de estabelecer um portfólio de fretes que garanta nossa competitividade no mercado transoceânico, em especial a China, no médio e longo prazos, ajudando no desempenho da balança comercial. A Vale respondeu por 44,2% do superávit comercial brasileiro no primeiro semestre de 2009;

3) A Vale informa ainda que está aguardando a finalização do processo de licitação aberto junto aos estaleiros nacionais para a construção de navios no Brasil.

Vai ser assim, agora.

Lula não descansa enquanto a Vale não destituir da sua presidência o arrogante Roger Agnelli, que em plena crise econômica internacional demitiu mais de mil trabalhadores, indo na contramão do que pregava e fazia o governo, e, também, anunciou a compra de grandes navios no exterior, ignorando a existência dos estaleiros nacionais.