Prefeitos do “Bico do Papagaio”, na região Norte do Estado do Tocantins, estão sendo comunicados por parlamentares do Estado sobre a possível presença do presidente Michel Temer nas cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) para assinatura da Ordem de Serviço autorizando o início da obra da ponte sobre o rio Araguaia.

A viagem ainda não consta na agenda presidencial, por precaução dos órgãos de segurança do Palácio do Planalto

As viagens de Temer são cuidadosamente planejadas e monitoradas, e quase sempre anunciadas horas antes dos eventos.

É a estratégia adotada para evitar mobilização de movimentos sociais contra as visitas.

A ponte sobre o rio Araguaia deve interligar as malhas viárias federais dos dois estados, e está orçada em R$ 160 milhões.

A ponte terá 1.724 metros de extensão.

O Território Bico Do Papagaio, no Estado do Tocantins, abrange uma área de 15.852,60 Km².

É composto por 25 municípios: Axixá do Tocantins, Nazaré, Riachinho, Sampaio, Sítio Novo do Tocantins, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis.

A população total do território é de cerca de 200 mil habitantes, dos quais 66.533 vivem na área rural, o que corresponde a 33,88% do total.