Hiroshi Bogéa On line

Supermercados serão interditados

O não cumprimento dos termos de orientação da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde, resultará na interdição de oito supermercados de Marabá, ainda esta semana. Todos os meios possíveis de acordo foram tentados, mas os proprietários desses estabelecimentos relutam em não obedecer às normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Segundo a Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, são muitos os questionamentos para concessão de alvarás aos estabelecimentos de venda de produtos alimentícios, destacando-se a vistoria nas instalações equipamentos, utensílios e produtos quanto à procedência, lote, validade, condições de conservação, selo de inspeção de produtos de origem animal (SIM ou SIE ou SIF), equipamentos de proteção individual, e outros itens.

E ainda, documentação, higiene das instalações, equipamentos e utensílios, observando, principalmente, se realiza apenas ações de venda de produtos sem executar tarefa industrial (fracionamento, tempero, reembalagem, rotulagem), porque cada ação a mais resulta em maior protocolo de fiscalização.

A maioria dos supermercados de Marabá comete várias infrações no que tange à higiene e conservação de alimentos perecíveis. É comum encontrar frios e carnes mal conservados, em razão dos freezeres estarem em temperatura inadequada.

Outro item comum, muito questionado pela Divisa, é a origem duvidosa de alguns produtos como queijo e material de limpeza, principalmente água sanitária.

Post de 

5 Comentários

  1. Augusto

    8 de setembro de 2011 - 14:36 - 14:36
    Reply

    Anonimo do freezer bruto:
    Quero ser convidado pra comer na sua casa umas dessa comidas que você guarda nesse freezer.

  2. ANONIMO

    8 de setembro de 2011 - 13:44 - 13:44
    Reply

    Todo mundo sabe que,se um alimento está congelado,veja bem,congelado ! e você desliga o freezer por 10 à 12 hs,mantendo-o fechado,o alimento não sofre qualquer descongelamento; agora,alimento que tem que ser mantido sob refrigeração permanente sem congelar,é diferente,aí o refrigerador é obrigado ficar ligado e refrigerando 24 hs. Só prá esclarecer.

  3. Andre

    8 de setembro de 2011 - 08:56 - 8:56
    Reply

    Hiroshi,
    No caso dos alimentos pereciveis já constatei uma situação comum a TODOS os supermercados:

    Eles desligam os frezzers a noite, quando fecham as portas. A descaração é tamanha que se vc ficar em qualquer um dos grandes supermercados a noite antes do fechamento (21:00hs) notará que existe um funcionario responsavel por isto a mando dos donos e/ou gerentes.

  4. ANONIMO

    8 de setembro de 2011 - 08:39 - 8:39
    Reply

    DIVISA ? Esgotos à céu aberto em todos os bairros da cidade(em quase toda a Cidade Nova;NEM REDE DE ESGOTOS EXISTE !),milhões de poças na cidade(criatórios de mosquito da dengue),em cada esquina ,uma panela vendendo comida no meio da rua e/ou espetinhos, com carne sabe-se lá de que origem e conservação;e esse pesoal vive querendo tomar dinheiro(arrecadar;essa é a finalidade)dos comerciantes,quando na verdade deveriam multar a própria prefeitura e / ou fechá-la mesmo. QUE VERGONHA ! diria aquele apresentador.

  5. Augusto

    8 de setembro de 2011 - 08:24 - 8:24
    Reply

    Duvido muito que interditem algum. As irregularidades são gritantes, mas acho que a vigilancia sanitaria nao frequenta supermercados em Marabá…

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *