Hiroshi Bogéa On line

Subestação melhora qualidade da energia no Sul do Estado

 

A comunidade do sul do Pará já comemora a melhoria na qualidade da energia, após inauguração da subestação de Xinguara, uma grande conquista da população regional por meio dos mandatos da deputada estadual Bernadete ten Caten e do deputado federal Zé Geraldo, ambos do PT, que desde 2009 vinham trabalhando nesse sentido e conseguiram com que o governo federal destinasse verbas da ordem de R$ 60 milhões para o projeto.

A energia firme acabou com o transtorno vivido pela população, que, com energia oscilando toda hora, perdia eletrodomésticos e tinha prejuízo também área comercial. Agora, empresas como frigoríficos, estão se instalando na cidade e os comerciantes não perdem mais as mercadorias perecíveis, como antes.

Para conseguir sanar esse problema, que perdurava há anos, Bernadete e Zé Geraldo realizaram audiências públicas em Xinguara envolvendo prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos rurais de trabalhadores e empregadores, associações comerciais, Ministério Público Federal e Estadual, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Arcon e Celpa, para discutir a péssima qualidade da energia. A potência da energia distribuída era de apenas 110 KW. Com o novo linhão e a subestação, a potência mais que dobrou para 230 KW.

O projeto foi construído pelo Consórcio Atlântico, vencedor da licitação. Além de Xinguara, o linhão e a subestação beneficiam os municípios de Conceição do Araguaia, Rio Maria, Bannach, Sapucaia, Santa Maria das Barreiras, Piçarra, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Pau D’Arco e Floresta do Araguaia, além das localidades e distritos adjacentes que ainda são atendidos pela antiga estação, mas que, igualmente, já começam a sentir firmeza na qualidade da energia fornecida. (Assessoria Parlamentar)

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *