O Blog Hiroshi Bogéa On Line, diante do novo cenário eleitoral de Marabá surgido com a inserção do nome do sobrinho do prefeito Tião Miranda na disputa, ouviu o sociólogo Dornélio Silva, dono do Doxa, instituto de pesquisa mais antigo do Pará e com maior acúmulo de experiência no monitoramento do humor do eleitor paraense, sobre as probabilidades de Tiãozinho Miranda Neto se consolidar como candidato competitivo.

O Instituto Doxa detém seguro conhecimento do vai e vem do humor do eleitor de Marabá já que acompanha as tendências de votos no município desde 1992, quando foi contratado pela campanha do então candidato Haroldo Bezerra para avaliar o processo eleitoral à época.

A propósito, o Instituto Doxa foi fundado exatamente em 1992 e, ora veja, sua primeira pesquisa foi realizada em Marabá, ouvindo naquele ano o exagerado número de 1.200 pessoas.

“Como não tínhamos ainda experiência no correto volume de questionários de pesquisas e para não corremos o risco de entregar um resultado com grande margem de erro, decidimos por ouvir 1200 pessoas, e este universo nos  orientou durante as três pesquisas que fizemos para a campanha do Haroldo Bezerra, sempre com resultados que indicavam uma folgada vitória de nosso cliente, o que realmente aconteceu”, revela Dornélio.

Haroldo Bezerra venceu o concorrente Plínio Pinheiro Neto com mais de 10 mil votos de diferença.

Atualmente, Dornélio diz que para se ter resultado seguro de pesquisa em Marabá basta ouvir 600 pessoas, com margem de erro de 3%.

“Evoluíamos muito, ao longo dos anos, porque estudos científicos passaram a nos orientar  com novas tecnologias, o que facilita o trabalho dos institutos na busca por redução de custos dos trabalhos de campo, uma vez  que quanto menos pessoas se ouve nas ruas, mais em comta fica o valor da pesquisa”, revela Dornélio Silva.

 

O que diz Dornélio

Duas perguntas foram feitas a Dornélio, sobre o surgimento do nome de Tiãozinho Miranda na disputa eleitoral que definirá o sucessor de Tião Miranda, tio do jovem empresário.

A seguir, a reprodução da entrevista que o blogueiro fez por telefone com o sociólogo:

 

 

Blog – Uma pré-candidatura que nunca teve seu nome citado publicamente como provável interessado em disputar uma eleição que aparece em pesquisa com 16% de citação, no caso o empresário Tião Miranda Neto, tem potencial para competir com quem já está há bom tempo fazendo pré-campanha?

Hiroshi, pode-se dizer que um nome com essa envergadura tem, sim, grande potencial de ser competitivo numa disputa eleitoral em Marabá. Primeiro, e essencialmente, por ter o mesmo nome do atual prefeito. Isso remete diretamente à imagem do atual prefeito que é o grande eleitor e que está muito bem avaliado. Segundo, pelo fator parentesco que cria maior grau de confiança no eleitor em saber que o governo do atual prefeito terá continuidade. Nesse primeiro momento, os índices apontados na pesquisa não são, ainda, de Tião Miranda Neto, mas de Tião Miranda prefeito. Digo isso por que pesquisas realizadas para consumo interno mostram na questão espontânea quando se faz a pergunta sem apresentar nomes de pré-candidatos que Tião Miranda (prefeito) aparece sempre em primeiro lugar com uma média, tendo uma média de 17% de intenção de voto. Portanto, a consolidação desses índices em Tião Miranda Neto vai depender, exclusivamente, da performance e da estratégia que será montada para a fixação do novo ator político na mente do eleitor.

 

  1. Blog – O nome do vice-prefeito, Luciano Dias, citado como pré-candidato apoiado pelo prefeito Tião Miranda, não passa de 5% nas pesquisas, embora ele seja muito conhecido no município por atuações como secretário de Saúde, Educação e no próprio cargo de vice-prefeito. Qual a possibilidade de Luciano ainda ganhar corpo e se tornar realmente competitivo -, lembrando que ele já vem trabalhando seu nome há mais de um ano?

O que se percebe ao longo das campanhas políticas que tenho acompanhado com pesquisas, é uma evolução qualitativa por parte do eleitor. Não está tendo mais aquela máxima que diz que o “gestor muito bem avaliado pode lançar um poste que elege”. Não, isso começa a mudar. Estou acompanhando o processo em alguns municípios que tem essa característica. Os candidatos lançados por esses prefeitos estão patinando nas pesquisas. Alguns estão mudando os seus indicados. Não depende apenas do gestor ser bem avaliado; depende, sim, do seu indicado ser  alguém que tenha carisma, competência, passe credibilidade. O eleitor é sábio, ele já “deu” dois mandatos para o prefeito, oito anos; esse eleitor, agora, está desobrigado de caminhar com o prefeito. Essa decisão do eleitor de acompanhar o prefeito e seu candidato vai depender, muito, do próprio prefeito em convencer o eleitor de que seu indicado é o melhor. Mas, não só isso, o indicado vai ter que mostrar que é capaz. No caso específico de Marabá, o produto lançado (Luciano) para substituir o experimentado Tião Miranda, apresenta características díspares do prefeito que sai. Acredito que Tião Miranda vai ter muitas dificuldades para emplacar Luciano. O eleitor não enxerga em Luciano o Tião Miranda tocador de obras e cuidador de Marabá.

Ao aparecer alguém com o mesmo nome do prefeito e, ainda, sobrinho, a imagem que arvora na cabeça do eleitor é de que o governo Tião vai continuar vitorioso em Marabá.

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Nota de esclarecimento: a pesquisa realizada em Marabá agora em novembro que detectou o nome de Tiãozinho Miranda Neto com 16% , não foi feita pelo Instituto Doxa.