A Polícia Civil do Pará já está integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Desde a última sexta-feira (01), todos os boletins de ocorrências policiais registrados no Estado do Pará passaram a estar interligados com o Sistema Nacional que é vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A interoperabilidade (capacidade de um sistema de se comunicar com outro sistema) foi resultado do esforço conjunto das equipes da Polícia Civil do Pará, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e Governo Federal.

Diante disso, explica a delegada Perpétua Picanço, diretora de informática, manutenção e estatística da Polícia Civil, a integração das informações possibilitará a celebração de parcerias do Estado com o Governo Federal para financiamento de programas, projetos e ações de segurança pública no Pará, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Sinesp é uma ferramenta que integra todo o país com atendimentos e despachos nas ocorrências da Segurança Pública. Foi criado pelo Governo Federal pela Lei nº 12.681, de 4 de julho de 2012.

O Sinesp representa a construção de um grande pacto no alinhamento de metodologias de coleta e de divulgação de dados estatísticos em Segurança Pública no país.