O secretário da Fazenda do Estado do Pará, Renê de Oliveira e Sousa Júnior, recebeu em audiência a diretoria do Sincodiv – Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Pará e Amapá.
Encontro resultou na entrega, pelo sindicato, de estudos sobre a isenção do IPVA no emplacamento de carro zero Km., sem prejuízos para a arrecadação estadual.
O sindicato esteve na audiência representado pela presidente da entidade, Karina Denardin, além do diretor Reinaldo Zucatelli. Grupo também foi formado por Júlio Filho (Grupo Disbrava), Juracy Martins Costa (Grupo Revemar) , Elton Barroso Sinimbu ( Assessoria Jurídica do Sincodiv) representantes da Associação dos Municípios do Baixo Tocantins – AMBAT.
Pleiteada há vários anos pela entidade, a isenção do primeiro IPVA mostra que há fomenta na venda de veículos e reduz sensivelmente a evasão de tributos para outros Estados – conforme ocorre em alguns estados da federação..
Como um dos representantes do SINCODIV-Pa, o empresário Reinaldo Zucatelli, de Marabá, disse que a reunião com o secretário serviu como um primeiro encontro destinado a aprofundar a proposta.
“Acreditamos na possibilidade, agora, de avanços nessa proposta, principalmente se houver aprofundamento na análise de quadro comparativos entre estados que cobram o primeiro IPVA e aqueles que o já aboliram. A preocupação é que haja uma solução que atenda aos interesses dos vendedores de carros, consumidor e o setor de arrecadação do Estado. Jamais iríamos propor algo que impactasse negativamente a arrecadação do governo paraense”, disse Zucatelli.
Reinaldo adiantou que o corpo técnico do sindicato fez defesa da proposta, mostrando o quanto a concessão é importante para o Estado.
“Além de alcançar os resultados conseguidos pelos Estados vizinhos que adotaram essa medida de isenção de IPVA, o Pará terá sem dúvida alguma um significativo aumento nas vendas internas com consequente incremento nos resultados da arrecadação do ICMS em maior proporção que a respectiva e improvável diminuição de arrecadação do IPVA”, explicou.
O deputado estadual Gustavo Sefer também entregou ao Secretário Estadual da Sefa cópia do projeto de lei de sua autoria que institui a isenção do IPVA para veículos automotores novos no primeiro ano de sua aquisição desde que sejam adquiridos de estabelecimento fabricante, montador, revendedor e concessionárias localizadas no Estado do Pará.