Setran prepara mais um porto para atender travessia do Moju

Publicado em 15 de abril de 2014

 

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou os serviços para a adequação do novo porto no município de Moju (foto), região do Baixo Tocantins. O local vai ser mais uma opção de embarque e desembarque de passageiros e veículos em geral, depois que uma balsa se chocou contra um dos pilares da ponte Moju Cidade, na Alça Viária.

A empresa Cabano Engenharia, contratada para fazer a cravação dos dolfins – feixes de madeira usados na atracação das balsas – já está no local com os bate-estacas. Segundo o responsável pela empresa, Demétrio Silva, os serviços devem ser concluídos em doze dias. O novo porto vai receber iluminação e deve começar a operar com uma balsa.

O movimento de veículos na travessia no rio Moju voltou a ser intenso depois que a quarta balsa, que já estava em operação desde domingo (13), ficou danificada nesta segunda-feira (14), por volta das 9 horas, em uma das rampas de acesso, devido ao excesso de carga e ao nível da maré estar muito baixo, no momento de um dos embarques.

Segundo a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), o fluxo de veículos diminuiu em 70%, nas horas em que a embarcação estava operando. “Não havia grande filas de carretas, pois a balsa fazia a travessia de cerca de oito carretas. O movimento estava tranquilo”, diz a agente Fabiana Kolling.

Dona de uma lanchonete que fica perto do local da travessia, Maria do Carmo Souza diz que, “com a balsa de duas rampas, a travessia é mais rápida e o tempo de espera diminui bastante”. A Setran acionou o responsável pela embarcação para fazer o mais rápido possível o reparo na balsa para que ela volte a operar.