Período de defeso: sete mil quilos de caranguejos são apreendidos em Bragança.

Bragança

 

 

 

 

Uma operação destinada à proteção do período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do pescado foi realizada pela fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em municípios do nordeste paraense.

O objetivo foi combater a pesca, o transporte e comércio irregular e ilegal do caranguejo-uçá em seu penúltimo período do defeso em 2016, além de outras atividades irregulares ou ilícitas.

Os fiscais atuaram nos municípios de Bragança e Primavera, e ao longo da Rodovia PA-140, que dá acesso aos municípios de Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Colares.

Operação apreendeu em Bragança 264 quilos de mero, peixe que tem sua pesca proibida pelo governo federal até 2023.

O produto foi doado à Secretaria de Assistência Social de Bragança, que distribuiu o pescado para comunidades carentes, instituições filantrópicas e associação de moradores da área do lixão municipal.

A ação também foi realizada na Rodovia PA-458, que dá acesso à praia de Ajuruteua, em Bragança, onde foram apreendidos aproximadamente 2 mil caranguejos.

Na PA-140 foram retidos 1.600 kg de pescado congelado, destinados à comercialização fora do Pará, devido à ausência da documentação fiscal necessária para o transporte e comércio interestadual.

Os responsáveis foram autuados e respondem a processo administrativo na Semas. O caminhão que transportava os peixes ilegalmente fica apreendido até a conclusão do processo.

A carga foi doada a instituições sem fins lucrativos, sediadas em Belém.

Nos seis dias de operação foram apreendidos cerca de 7 mil quilos de caranguejo.

Em 2016, este foi o quinto período de defeso, de seis dias cada, todos determinados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (Sedap), para a proteção da época da “andada”, quando os animais saem das tocas para acasalamento e reprodução, e se tornam presas fáceis para os catadores.

O próximo período de defeso do caranguejo-uçá, o último deste ano, será de 24 a 29 de março. (Informação de Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos: