Hiroshi Bogéa On line

Servidores da Prefeitura de Marabá participam de capacitação do Trabalho Decente

 

Quem informa é a repórter Alessandra Gonçalves, da Ascom:

 

Servidores da Prefeitura de Marabá participaram da oficina de Capacitação para o Desenvolvimento da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás, ocorrido nesta quinta-feira (4), no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na VP-8, na Nova Marabá.

Além de Marabá, representantes de outros 38 municípios das regiões sul e sudeste do Pará participaram da oficina. O evento é promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), sob a coordenação do juiz Jônatas Andrade, titular da 2ª Vara do Trabalhado em Marabá.

Uma das participantes da oficina, Iloyane Cavalcante, coordenadora da Casa do Trabalhador (Sine – Sistema Nacional de Emprego), informou que esta etapa da capacitação tem como objetivo nivelar o conhecimento sobre o conceito de trabalho decente, destacar a importância de uma agenda comum em torno desse conceito e discutir os indicadores de trabalho decente que a região precisa enfrentar.

“Estamos compactuando a agenda de trabalho decente, que prevê normas e regularizações de trabalho decente, eliminando o trabalho infantil e o trabalho escravo e promovendo emprego produtivo e de qualidade”, disse ela.

A oficina envolveu diversas representações, entre estas: representantes de trabalhadores, empregadores, governo e sociedade civil. Além da presença de especialistas da OIT e das representações de cada município, diversas representações trabalhistas e estaduais, federações patronais e de trabalhadores estaduais, dentre outros, também participaram do evento.

Entre as oficinas que tiveram durante a capacitação estavam: “Aplicação do Módulo para conceituação do Trabalho Decente”, com o instrutor Antônio Carlos Mello, oficial de projeto do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho; “Aplicação do Módulo para Elaboração e Implementação de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente” e “Ponto de Partida: Construindo Agendas Subnacionais de Trabalho Decente”, ambos com a instrutora Patrícia Lima, consultora da OIT.

O evento encerrou às 18 horas, após os informes do Grupo de Trabalho Executivo sobre as próximas etapas para a construção da Agenda Regional de Trabalho Decente de Marabá e entrega dos certificados. 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *