Semas anuncia continuidade de calor intenso até novembro

Publicado em 16 de agosto de 2021

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) prevê a continuidade de temperaturas altas pelos próximos meses, no Pará.

“No Sul do Pará, por exemplo, é normal a ocorrência de temperaturas acima de 36° C e até alguns dias específicos, como no dia 11 quando foi registrado 39,7° C na estação de Conceição do Araguaia. Então com certeza as regiões sudeste e sudoeste apresentam as maiores temperaturas nesse período”, afirma  Antônio Sousa, meteorologista da Semas.

Já a faixa Norte do estado passa pelo processo de transição, assim como a região metropolitana de Belém que ainda tem, no mês de agosto, totais de chuvas em média em torno de 135mm. “É comum também a elevação de temperatura nessas áreas só que valores sensivelmente abaixo do que é registrado no sul do Pará. Em Belém, por exemplo, as temperaturas máximas têm ocorrido em torno de 34° C até 35° C, principalmente nos dias em que não temos registros de chuvas”, cita o meteorologista.

A região Sul do estado deve passar pela transição em setembro e as temperaturas devem reduzir um pouco, com a ocorrência das primeiras chuvas. “A partir de outubro e novembro, as temperaturas caem bastante nessas regiões ficando próximo de 31°C.  Já para a faixa Norte, essas temperaturas até 35° C devem perdurar até o mês de outubro início de novembro”, prevê o meteorologista.