Sefa realiza palestra em Marabá

Publicado em 3 de outubro de 2011

 

 

Técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) vão realizar, no dia no dia 27/10, quinta-feira, das 8h30 às 13h, em Marabá, Palestra de esclarecimento para contadores sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD).

O evento vai acontecer no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Rodovia Transamazônica, S/N, Agrópolis do Incra, bairro do Amapá. Serão treinados 250 contadores e as inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no período de 5 a 18/10, através o email seminarioefd.maraba@sefa.pa.gov.br

A EFD integra o projeto do Sistema Público de escrituração Digital (SPED), regulamentado pelo Decreto nº 6.022, de 22/01/2007, que busca a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos Órgãos de Controle, realizando a padronização, racionalização e o compartilhamento das informações fiscais digitais. O novo sistema também substitui o atual documentário em meio físico, (papel), por documento eletrônico com validade jurídica. O objetivo é simplificar os processos e reduzir as obrigações acessórias dos contribuintes.

Haverá palestra sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD) com o Auditor Fiscal de Receitas Estaduais, Gian Antonio Cruz Toppino, e sobre Nota Fiscal Eletrônica e GTIN, código de barras dos produtos, com a Fiscal de Receitas Estaduais, Rosemary Fernandes Nascimento.

No horário da tarde haverá treinamento para os servidores da Sefa.

?A Secretaria da Fazenda do Pará tem o objetivo de esclarecer os contribuintes sobre os referentes à apresentação dos registros do arquivo magnético para entrega ao Fisco. A obrigatoriedade da entrega de EFD será ampliada, a partir de 2012, para todos contribuintes de ICMS, a exceção dos optantes do Simples Nacional. Por isso mesmo é tão importante conhecer e utilizar o sistema?, informa o secretário José Barroso Tostes Neto.

Para maiores informações ligar para a Cerat Marabá: (94)2101-4812

 

Com informação da Ascom – SEFA