Seagri reforma horta do Lar São Vicente

Publicado em 23 de fevereiro de 2015

 

Quem informa é a jornalista Fabiane Barbosa:

lar vicente de paulo-seagri-alunos - 2015  (1)

A Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) concluiu a reforma da horta do Lar São Vicente de Paulo,  que dá apoio aos idosos, objetivando elevar  qualidade da alimentação dos abrigado

A ação foi realizada com a participação dos 20 alunos da turma do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que participam do curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção.

De acordo com a instrutora do curso, Maria da Ressurreição Silva, a turma realizou plantio de hortaliças (alface, couve, cebolinha e coentro) e mudas frutíferas (açaí, acerola, graviola, manga, cupuaçu, banana, pitanga e ata).

Ela ainda esclareceu que essa ação foi realizada com incentivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que está capacitando estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, além de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos.

A turma está concluindo o segundo módulo do curso, que tem duração de 240 horas e deverá iniciar em março o próximo módulo de Gestão Técnica. Quando receberem os certificados, em abril, os participantes poderão dar assistência aos produtores rurais da região.

Um dos estudantes que participaram da atividade foi Leonardo Heilmann, que é aluno do curso de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e disse ser muito gratificante poder contribuir com a melhora na qualidade de vida dos idosos.

“É mais uma atividade que vem só a somar com o nosso conhecimento, engrandece a gente por estarmos fazendo uma coisa desse tipo, já que muitas pessoas tem o conhecimento, mas não empregam no sentido de ajudar o próximo”, comentou o estudante.

lar vicente de paulo-seagri-alunos - 2015  (6)

Segundo a engenheira agrônoma da Seagri, Eide France, que também integra a turma do Pronatec, ações desse tipo estimulam uma maior integração da secretaria com as universidades. Ela ainda informou que a partir de agora será enviada uma equipe, pelo menos uma vez na semana, para fazer manutenção da horta. (Fotos: Helder Messiahs))