IdeflorUma parceria entre órgãos públicos e entidade comunitária  está proporcionando a implantação de cerca de oito  hectares de SAF’s – Sistemas Agroflorestais, na localidade de  Escada Alta, município de Marabá.

A parceria é entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-Bio -, Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá – Seagri -,  e Associação dos Pequenos Agricultores da Gleba Escada Alta – Agrealta,

Inicialmente são beneficiadas seis famílias.

A ação tem caráter piloto e assim, espera-se que novas famílias venham a participar.

Os SAF’s são formas de cultivo da terra, onde é possível integrar numa mesma área, culturas anuais (como milho, feijão, mandioca, etc), com frutíferas e essências florestais.

É possível ainda o cultivo de pastagens e a criação de animais.

Afloram, ainda outras vantagens do SAF para a propriedade familiar, tais como,  uso de pequenas áreas, geração de renda distribuída ao longo do ano, emprego da mão de obra familiar, além do aspecto ambiental de ajudar a recompor o passivo existente na maioria destas propriedades.

A composição dos SAF’s utilizada nesta comunidade é formada pelas espécies frutíferas Banana BRS Conquista, Cupuaçu BRS Carimbó e Açaí BRS, além de essências florestais como Mogno Africano, Andiroba e Taperebá (Cajá). Nas entrelinhas destas culturas, desenvolvem-se principalmente as culturas de ciclo curto milho e mandioca.

A cooperação ocorre da seguinte forma:

Ideflor Bio – repasse de sementes à SEAGRI, definição do arranjo dos SAF’s em parceria com a comunidade e acompanhamento técnico;

Seagri – Produção e transporte das Mudas e acompanhamento técnico;

Agrealta – Preparo de área, plantios, compra de insumos (corretivo e adubos) e manejo dos SAF’s;

Ações como esta tem acontecido através de “acordo de cavalheiros” firmado entre os parceiros, especialmente Ideflor-Bio e Seagri, onde cada instituição disponibiliza apoio naquilo que lhe compete, sem, contudo haver repasse de recursos financeiros entre as partes. A comunidade em tela demandou o projeto junto ao Ideflor-Bio e Seagri.

A recuperação de áreas alteradas nas comunidades rurais do município de Marabá é objetivo comum entre o Ideflor-Bio e a Seagri; partindo-se daí, são definidas as comunidades a serem trabalhadas, considerando-se, sobretudo, o interesse destas em desenvolver este tipo de cultivo. Dadas as limitações orçamentárias, adota-se então a estratégia das experiências piloto junto a grupos pequenos de agricultores por comunidade e posteriormente, a idéia pode se espraiar a um número maior de participantes.

Ressalta-se ainda que o material genético, especialmente das espécies frutíferas, é desenvolvido e testado por meio de pesquisas realizadas pela Embrapa Amazônia Oriental, que por sua vez, através de parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura – SAGRI (hoje SEDAP), faz este material chegar até os órgãos que atuam no fomento e assistência técnica no Estado do Pará.

As equipes técnicas do Ideflor-Bio e da Seagri estiveram visitando as propriedades no último sábado para verificar o andamento dos plantios e conversar com os agricultores sobre o trabalho.