Hiroshi Bogéa On line

"Se for homem, bate aqui"

Insuperável em suas aparições públicas lançando factóides, a última do ex-governador Almir Gabriel: batizou o vice-governador do Estado de “bípede anencéfalo”.

Como o próprio Odair Côrrea deve ter dificuldades para compreender tal denominação, requer esclarecer o termo como um monstro, de dois pés, que não tem cérebro.

No tempo de menino, atribuir qualidade negativa dessa magnitude era o mesmo que chamar pro limpo.

Brigar no tapa.

Gabriel perdeu o respeito para si próprio.

———————
atualização às 11:48 (25/03):

Comentarista aceitou o repto, e mandou ver o siginificado das frases usadas no post:

Diante da ocasião de uma provavel contenda(briga)uma das partes,na tentativa de acirrar mais ainda os animos,ou ganhar a parada por antecipação,lançava essa “se for homem bate aqui”,caso o oponente realmente topasse a briga,seu toque c/a mão em um lugar que havia sido pre determinado(podia ser até o corpo do rival)seria a ordem digamos assim,de que haveria um confronto realmente. Aí então,é chegado o momento da “vem pro limpo então !)e os dois brigões escolhiam um lugar “limpo”,onde a cotenda ocorreria,geralmente um círculo,fomado pelos observadores.É isso,cultura Marabaense!
Obrigado, parceiro! 
Post de 

6 Comentários

  1. Hiroshi Bogéa

    25 de março de 2010 - 14:48 - 14:48
    Reply

    08:29, promessa é dívida! Como você não refugou, pode ir lá na ribalta! Abs

  2. Anonymous

    25 de março de 2010 - 11:29 - 11:29
    Reply

    Diante da ocasião de uma provavel contenda(briga)uma das partes,na tentativa de acirrar mais ainda os animos,ou ganhar a parada por antecipação,lançava essa "se for homem bate aqui",caso o oponente realmente topasse a briga,seu toque c/a mão em um lugar que havia sido pre determinado(podia ser até o corpo do rival)seria a ordem digamos assim,de que haveria um confronto realmente. Aí então,é chegado o momento da "vem pro limpo então !)e os dois brigões escolhiam um lugar "limpo",onde a cotenda ocorreria,geralmente um círculo,fomado pelos observadores.É isso,cultura Marabaense!

  3. Anonymous

    24 de março de 2010 - 18:21 - 18:21
    Reply

    Você tem que decifrar o que significa"se for homem bate aqui" e "chamar pro limpo" seu blog é lido em todo o Brasil,muita gente fica "voando" diante de expressões tipicamente marabaenses,e praticamente extintas. Gostei muito meu camarada.

  4. Prof. Alan

    24 de março de 2010 - 11:17 - 11:17
    Reply

    Hiroshi, isso (perder o próprio respeito) no caso do Almir é bom – pra os paraenses que vivem no Pará, e não em Bertioga/S).

    Explico: quanto mais ele fala bobagem, mais perde plateia. Perdendo plateia, diminui o risco dele se eleger de novo a alguma coisa…

    Ou seja, Almir está praticamente vacinando o povo contra ele mesmo!

  5. Anonymous

    24 de março de 2010 - 01:30 - 1:30
    Reply

    Isso no caso dele Almir é coisa da melhor Idade. Tá virando Criança. Ele tem que prestar muita conta quando terminar o ciclo dele,então Almir deveria sair de cena e começar a fazer mea culpa ao invés de atirar prá todo lado sem alvo fixo.

  6. Anonymous

    24 de março de 2010 - 00:46 - 0:46
    Reply

    O velho Almir merece perdao pois está senil.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *