São João do Araguaia ainda vacina população na faixa de 50 anos

Publicado em 20 de julho de 2021

Um dos municípios mais atrasados em relação a grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19, é São João do Araguaia.

Com população estimada pelo IBGE  de quase 15 mil pessoas, São João é o último município localizado no corredor geográfico do chamado “Bico do Papagaio”, na confluência dos rios Araguaia-Tocantins, e tem uma população predominantemente pobre.

Segundo dados do IBGE coletados em 2019, considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 51% da população nessas condições.

Em 2019, a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 5.4%.

A população são-joanense é maioria acima de 45 anos, com cerca de 60% residente na zona rural, em áreas de assentamento, vilas e distritos, portanto, inserida naqueles grupos de risco de menor assistência.

A Secretaria de Saúde do Estado precisa reavalizar os critérios de distribuião das vacinas em alguns municípios com o perfil de São João do Araguaia, redirecionando quantidade maior de imunzantes para proteger a comunidade, que está localizada geograficamente no entorno de muitos municípios que já vacinam grupos na faixa abaixo de 40 anos, o que deixa ainda mais aquelas localidades desprotegidas.