Hiroshi Bogéa On line

São Domingos do Araguaia recebe Emater

No município de São Domingos do Araguaia, região sudeste do Estado, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizam o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) das comunidades Água Fria e Vila Santana, atividade da Chamada Pública do Leite, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que prevê o atendimento de 45 famílias. No dia 20 de novembro, 15 famílias da comunidade Água Fria participaram da reunião e no próximo dia 11 de dezembro, será a vez da comunidade Vila Santana, com a participação de 30 famílias.

A comunidade Água Fria fica a cerca de 40 Km da sede do município. Uma área de terra ainda não regularizada, mas na qual que as famílias já vivem e produzem há muitos anos. No diagnóstico foram avaliadas as questões ambientais, sociais e produtivas.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater, Rudinei Magalhães, a produtividade do leite está em três litros por cabeça ao dia, quando no mínimo teria que estar em oito litros. Verificamos a falta de higienização correta nas ordenhas e de manejo das pastagens. Além do desrespeito às leis ambientais, como o uso total da área, sem guardar as áreas de reserva.

Na próxima semana, os técnicos da Emater retornam à comunidade para expor às famílias tudo o que foi observado. O intuito é sinalizar as questões apontadas, elencar as prioridades e estabelecer os órgãos responsáveis para a solução dos problemas. “Recebemos demandas como a falta de energia na comunidade, a necessidade da regularização da terra, questões ligadas à saúde e educação e organização social. Para isso, vamos convidar os outros atores para compor um Grupo de Trabalho e, assim, promovermos o desenvolvimento dessas famílias”, afirmou Rudinei Magalhães.

No próximo dia 11, os técnicos da Emater seguem para a comunidade Vila Santana, a 33 km da sede de São Domingos do Araguaia, onde outras 30 famílias participarão de reunião para elaboração do DRP deles. “As condições desses pecuaristas é um pouco diferente. Lá a área já é titularizada e já possuem energia elétrica, mas faremos as mesmas perguntas para assim termos um trabalho bem conduzido”, avaliou.

Cerca de 80% das famílias do município têm o rendimento baseado na economia leiteira. “São Domingos do Araguaia faz parte da bacia leiteira do sudeste do estado. Trabalhar com essas famílias oportunizará um melhoramento da cadeia produtiva, que é o objetivo central dessa Chamada Pública do MDA que a Emater venceu”, disse o técnico da Emater.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *