Hiroshi Bogéa On line

Santíssima paz de espírito

 

Domingo, 3, mais uma vez o pôster se retirou na acolhedora São João do Araguaia.

Pequenina, a pacata SJ transmite energias positivas, encravada na foz do rio Araguaia.

Do alto da ribanceira, onde está fincada a octogenária sede  da prefeitura municipal (fotos abaixo), a visão dos  rios Tocantins e Araguaia se beijando nos arremete a imagens antigas de batelões, empurrados a vara,  subindo e descendo seu leito.

São João pacifica almas, acomoda sentimentos.

É bom rever sempre a cidade, pertinho 52 Km de Marabá, que já foi seu distrito.

A seguir, algumas imagens feitas pelo blog.

12 Km da Transamazônica até a cidade, em rodovia asfaltada durante governo Ana Júlia.
Na orla, silêncio só é cortado pelo ruído das águas descendo em correnteza
Jovens “timbungando” do alto de uma caixa d´água, cercada pelos rios em cheia.
A reentrância aberta pela junção do Araguaia e Tocantins forma espécie de enseada, recortada pelas águas dos dois rios. Ao fundo, a foz do Araguaia.
Igreja de São João Batista, padroeiro do lugar
Post de 

6 Comentários

  1. Anônimo

    5 de abril de 2011 - 21:28 - 21:28
    Reply

    São João,

    Em Palmas (To), conheci o historiador Liberato Póvoa, desembargador, poeta, integrante da Academia Tocantinense de Letras, que escreveu a respeito de São João das Duas Barras, denominada comarca pelo príncipe regente D.João, em 18 de março de 1809. Segundo Póvoa, na foz do Itacaiúnas com o Tocantins. Instado por mim, a respeito desta localização, mostrei a Póvoa, num encontro que tivemos na redação do jornal Correio do Tocantins, onde trabalhei durante todo o ano de 2010, que ele fora levado a cometer um engano, vez que no Alvará assinado por D. João, a localização não podia ser aquela de seu livro, já que na Casa da Cultura, em Marabá, existem documentos que plotam São João, mas na foz do Araguaia com o Tocantins. O historiador mostrou-se muito surpreso com a minha colocação e prometeu que viria a Marabá (não sei se veio), para confirmar o que lhe dissera naquela tarde. Em seu livro História Didática do Tocantins, Liberato Póvoa, se demora na redação à respeito de São João das Duas Barras, cuja divisão territorial ficaria com com parte do Pará, todo o Tocantins e parte de Goiás. É tão importante a nossa São João para a história deste nosso visinho estado do Tocantins, que Teotônio Segurado (herói do Tocantins, batiza a maior avenida de Palmas de norte a sul daquela capital), foi o primeiro a incrementar a navegação do grande rio a partir de Porto Real (hoje Porto Nacional), até Belém do Pará. Teotônio Segurado era tão influente na corte de D. João VI, agora rei com a morte de sua mão D. Maria I, a Louca, que convenceu o rei a mudar a sede da comarca de São João para a barra do rio Palma, onde hoje fica a cidade de Paranã do Tocantins, extremo sul do estado e mais perto das cidades de mineração de ouro das chapadas de Natividade que naquele distante 25 de janeiro de 1815, bamburrava e ia tirar o Brasil e depois Portugal da quebradeira. Mas isso, são outras histórias..
    Um abraço do seu leitor,
    Agenor Garcia.

  2. santiago fernandes (Academico em Direito)

    4 de abril de 2011 - 22:16 - 22:16
    Reply

    Mano Hiroshi, tive o prazer de conhecer esta bucólica e aprazível cidade, estive no distrito de São raimundo e mergulhei nas límpidas aguas do lendário araguaia, saudades deste paraiso, saudade do valoroso povo do sul do pará. Vc foi muito feliz em postar esta cidade e uma pessoa de bom gosto. Estarei também torcendo por seu amigo Giba e que o grande criador possa fazer sua obra.

  3. Anonimo.

    4 de abril de 2011 - 19:58 - 19:58
    Reply

    Hiroschi amigo ja deve ter saboreado, aquele Kari na Dora lembrou muito de um passado Nóstalgico, nos tempo da rodadas de amigos emtre eles nosso inesquesivel: CABEÇA DE GATO.

  4. Gilvandro Oliveira

    4 de abril de 2011 - 19:39 - 19:39
    Reply

    Hiroshi,

    Lindas fotos!!! Saudades do velho SJ… Lembranças de algumas partidades de futebol (amistosas) que faziamos naquela cidade…
    E a carizada vc se deliciooouuu?….

  5. Gilberto leite

    4 de abril de 2011 - 15:37 - 15:37
    Reply

    Parabens AMIGO, se pudesse estaria com voce, adoro a vida pacata de Sao Joao do Araguaia com suas belezas naturais. O formato do novo espaço ficou sensacional, parabens. Aproveitando já estou no Paraná para mais uma sessao de qt, estou muito confiante e contando com a força de todos.
    Abraços
    Gilberto

    • Hiroshi Bogéa

      4 de abril de 2011 - 16:24 - 16:24
      Reply

      Meu querido GIBA, quanto sua visita me deixa feliz. Sei que estarias também comigo em São João, lugar que você tanto gosta e preza. Aliás, nesse domingo a cidade estava deliciosamente São João. Para onde dava a vista, havia calmaria. E belezas naturais. Da próxima vez, combinado, iremos juntos.

      Seus amigos estão aqui torcendo pelo sucesso de seu tratamento. Você irá superar mais um desafio dos tantos que a vida lhe impôs, mas todos vencidos pela capacidade e determinação com que abraça as causas. Você e Marilza sabem, eu e minha família estamos rezando por você. Seu amigo de toda hora, com abraço fraterno.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *