Hiroshi Bogéa On line

Santarém ganha Telecentro

Daqui a pouco, Santarém ganhará seu Telecentro.

Mais precisamente, às 14 horas, em solenidade que contará com as presenças do vice-prefeito Antonio Rocha Junior, o secretário adjunto de receitas da Sefa, José Lucivaldo Nogueira Freitas; Adejard Cruz, diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e representantes da Prodepa.

O  Telecentro de Informação e Negócios de Santarém é dotado de 16 equipamentos de informática, instalado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Avenida Curuá Uma,142) bairro de Santa Clara.

Órgão será gerido por um Comitê Gestor, integrado por representantes da Prefeitura Municipal de Santarém, e mais 05 (cinco) entidades: Organização da Micro e Pequena Empresa e Micro Empreendedor Individual do Oeste do Pará (OMIPEM), Associação dos vendedores Ambulantes de Santarém, Associação dos Moradores do Bairro da Liberdade (AMBL), Associação dos Moradores do Bairro da Área Verde (AMBAV) e Orçamento Participativo de Santarém (OPM).

O primeiro curso a ser realizado é sobre noções básicas de informática, a ser ministrado pela Prodepa. O Telecentro de Informação e Negócios promove a inserção das Microempresas (MPEs) e empresas de pequeno porte no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mediante o acesso à Internet, ofertando cursos e treinamentos, estimulando o aprendizado tecnológico e a competitividade.

Além disso, estimula o empreendedorismo, o associativismo, o trabalho em rede e o comércio eletrônico, com objetivo de melhorar o ambiente de negócios. O objetivo dos Telecentros é organizar e potencializar a participação das MPEs nas compras governamentais, estimulando a inserção de microempresas, empresas de pequeno porte, associações e cooperativas na economia.

A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), responsável pela  coordenação do programa Navegapará, vai atuar em conjunto com a Sefa e com o apoio da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA), na implantação e monitoramento dos Telecentros em todo o Estado.

O Telecentro compõe o plano de governo na área da Ciência e Tecnologia, que agrega elementos estratégicos de um novo modelo de desenvolvimento, conjugando o uso qualificado dos recursos naturais, com melhor distribuição de renda, garantia de maior acesso aos serviços públicos e condições de vida mais satisfatórias à população.

Fonte:  Ana Marcia Souza Pantoja  (Secom-Sefa)
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *