Santarém é assim: de cara no poste

Publicado em 21 de junho de 2012

 

 

Redes sociais chinelando a prefeita Maria do Carmo, de Santarém, ao denunciarem, com publicação de imagem, concepção grosseiramente errada de um projeto de acessibilidade para deficientes visuais – as cada dia consagradas calçadas com piso especial.

Na foto de Elielson Rezende, publicada no Facebook, dele, dá pra ver que os deficientes irão dar de cara com os burros n´água, ou, mais especificamente, com a cara no poste, se seguirem a sinalização do piso.

As calçadas com piso especial para deficientes visuais, dentro dos padrões exigidos, estão de multiplicando pelas cidades com mais de 150 mil habitantes. Em Marabá, infelizmente, a novidade ainda não sensibilizou a prefeitura municipal.

Em centenas de cidades, prosperam a extensão de acessos para deficientes físicos e visual,  ao idoso e à mãe que usa um carrinho para  transportar seu  filho.

As calçadas são construídas pela prefeitura em comum acordo com os moradores.

Normalmente, os donos de imóveis recorrem aos engenheiros municipais para receber orientação, antes de conceder o espaço da calçada de sua casa para as obras de acessibilidade.