Santarém debate hoje a cultura do município

Publicado em 18 de novembro de 2014

Acontece na noite de hoje, 18, em Santarém, audiência pública para debater sobre questões ligadas à cultura daquele município do oeste do Pará. A sessão, que ocorre no plenário da Câmara Municipal, é iniciativa do Movimento Arte e Cultura e terá como subtemas são: Patrimônio Histórico e Cultural e o Sistema Municipal de Cultura.

Segundo o Movimento, Santarém ainda não está no Sistema Nacional de Cultura por não ter instituído e posto em funcionamento o Sistema Municipal de Cultura. Por esse motivo, a categoria afirma que muitas oportunidades de acesso a recursos não podem ser concretizadas.

O Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do acesso à cultura em todo o país. O modelo considera a interiorização, a formação de público, o acesso a fundos públicos, o fortalecimento da regionalização da produção cultural e a circulação de bens culturais de interesse público.