Salão de Artes Movimenta Pebas será inaugurado no próximo sábado

A abertura da exposição será realizada no Centro Cultural Parauapebas no dia 6, às 17h. A mostra ficará aberta ao público, gratuitamente, até 20 de agosto

No próximo sábado, 6/8, o Centro Cultural Parauapebas abre as portas para receber os visitantes do Salão de Artes Movimenta Pebas. A mostra reúne obras inéditas de cinco artistas plásticos da cidade: Iramar Gomes, Natany Rodrigues, Roberlan Moraes, Robson Lima e Vanessa Soares. A abertura acontecerá às 17h, com a presença dos artistas e curadores Gilberto Scarpa e Afonso Camargo. Na ocasião, os artistas serão premiados, e será anunciada a ordem de classificação de cada um. A exposição seguirá aberta ao público até o dia 20, com entrada gratuita.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Salão de Artes faz parte das ações de artes plásticas do projeto Movimenta Pebas. Com a temática Expressões do Norte, a exposição apresenta obras que evidenciam a riqueza das práticas culturais e saberes do Norte do Brasil, com destaque para a natureza em meio às manifestações tradicionais, como o bumba-meu-boi e o pavulagem. Também figuras femininas e indígenas estão presentes nos trabalhos, enfatizando as diversas contribuições dadas pelas diferentes comunidades que escreveram e seguem presentes na história da região.

“Isso só foi possível porque contamos com o talento e com a vivência de artistas da cidade, que realizaram trabalhos a partir de uma diversidade de linguagens, estilos e abordagens artísticas”, comenta Gilberto Scarpa, um dos curadores da exposição.

Natany, Iramar e Roberlan foram selecionados com as pinturas “Mulher de Chapéu”, “Liberdade” e “Perseverança”, respectivamente. Já Vanessa inscreveu a obra em aquarela “Mãe Natureza”, e Robson Lima, a escultura “Mãe d´Água”.

Esta é a segunda vez que Iramar Gomes participa do projeto, mas é a primeira em que vai expor em uma mostra presencial. “Eu comecei a fazer pintura na adolescência. Praticava no meu caderno escolar e, então, conheci o trabalho de alguns artistas que pintavam muros. A minha inspiração é a natureza”, conta o pintor de letreiro, muro e tela.

Galeria virtual

No final de agosto, as obras expostas no Salão de Artes Movimenta Pebas vão compor uma galeria virtual, no site movimentapebas.art.br, junto a trabalhos criados por outros 22 artistas plásticos selecionados pelo projeto, por uma comissão formada por Afonso Camargo, André Amparo, Camila Buzelin, Davi DMS e Isabela Prado.

Movimenta Pebas
Desde 2020, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas.

Serviço
O quê? Abertura do Salão de Artes Movimenta Pebas.
Quando? 6 de agosto, às 17h.
Até quando fica aberta à visitação? Até o dia 20, sempre das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Onde? No Centro Cultural Parauapebas, que fica localizado na Rua 01, quadra especial, Complexo Alvorá.

Informações à imprensa
Samara Batista: (91) 98132-8983
Aretha Souza Fernandes – (94) 97400-9015