Hiroshi Bogéa On line

Salame comemora eleição direta -“A democracia chegou às escolas de Marabá”.

 

 

A aprovação, pela Câmara de Marabá,  do projeto de Lei do Executivo,  que regulamenta  a eleição direta para diretores das escolas municipais, mudará significativamente a relação entre os agentes responsáveis pela disseminação do conhecimento e os poderes constituídos.

Todos sabem,  atualmente a comunidade escolar não pode escolher o diretor e, na maioria das vezes, o critério para essa escolha é o apadrinhamento político.

Em pleno século 21, onde se experimentam diversas conquistas institucionais e tecnológicos em nosso País, é inaceitável que as escolas da rede pública continuem sem o direito de debater e decidir sobre quem será o gestor.

“Não podemos aceitar um modelo de gestão fechada e autoritária”, explica, pelo telefone, o prefeito de Marabá, João Salame, que desde a campanha eleitoral, em seus compromissos de governo, já defendia a eleição direta e garantia, priorizá-la, quando assumisse o governo.

Conforme explica Salame, “o  novo cenário não significa apenas o tão propalado avanço democrático  no interior das unidades educacionais de Marabá:  a democratização da gestão escolar será um exercício de cidadania para os alunos. A escola tem uma influência enorme na formação de um cidadão, então, porque não iniciar o exercício de democracia nesse ambiente?”, pergunta -, para concluir:

– “É inaceitável estar exclusivamente nas mãos da classe política, a decisão pela escolha dos gestores de escolas públicas. Agora, com a eleição direta,  educadores, alunos e pais de alunos poderão contribuir na formação de uma nova concepção dos gestores educacionais. A democracia chegou  na Escola”.

Post de 

1 Comentário

  1. Anonimo

    1 de novembro de 2013 - 13:55 - 13:55
    Reply

    Boa tarde,

    Meu caro Hisroshi, a pergunta que não cala; será que essa pseudo eleição irá funcionar ou num passa de mais uma manobra? tenho observado que existe escolas que não tem nem chapa oposicionista, pois estão com medo da atual gestão ganhar e os mesmo sofrerem perseguição, não creio que isso irá trazer mudanças ou gerar democracia, mas vejo como uma forma de gerar problemas maiores dentro das escolas. Tem colegio que o diretor estar a 12 anos no poder ganhando seus 6 mil reais, detalhe ainda é diretor do ensino médio também e ainda dá aula… Ti pergunto esse cidadão ou cidadã vai querer perder esse posto…??? Respondo pra você como ser humano, se fosse eu jogaria até sujo pra não perder essa bocada….Creio que isso deveria ser discutido com a comunidade em audiências publicas… Ta na hora de fazer auditorias nessas escolas, pois tem coisa feia meu amigo… Existe professor de Matematica dando aula de Português essa que é a verdade, isso é que precisa mudar….Gente que num tem nem o ensino medio, num sabe nem o significado da palavra pedagogia e estar atuando com educador. Isso é que gera revolta na gente, por isso vou pagar escola pro meus filhos, devido esse tipo de situações…!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *