Hiroshi Bogéa On line

Salame assume Marabá cercado de desafios de toda ordem

 

 

Quando assinar o termo de posse da Prefeitura de Marabá, logo mais às 18 horas, na Câmara Municipal, João Salame herdará um município atolado em dívidas, com cinco restrições anotadas no CAUC  (Cadastro Único de Convênios), e o salário dos servidores em dois meses de atraso, sem citar inadimplência com vale-refeição do funcionalismo.

No dia 31 de janeiro, o novo prefeito terá que pagar o primeiro salário dos servidores de sua gestão, além de mais dois (novembro e dezembro-12) atrasados.

Claro, os recursos disponíveis não garantem a quitação de valores que chegam a R$ 70 milhões (somente em salários somados). Saída será o reescalonamento, em negociação a ser aberta com os sindicatos da categoria.

Com o CNPJ da prefeitura inserido no CAUC, a situação se agrava.

Será impossível obter recursos de convênios e de emenda de bancadas previamente já negociados em Brasília, pelo novo prefeito.

Isso sem contar a soma astronômica de débitos com fornecedores – alguns destes débitos legítimos, outros fruto da engenharia safada que se implantou dentro da prefeitura, nos últimos quatro anos, com intuito de desviar recursos.

Post de 

14 Comentários

  1. luiz pinho

    27 de janeiro de 2013 - 11:50 - 11:50
    Reply

    Na verdade a única culpada por todos os descalabros dos governos anteriores é a câmara municipal de Marabá, que tem por função PRIMEIRA fiscalizar todos os atos do prefeito, com poderes se destituí-lo, por que não o fez nos quatro anos anteriores, e que num súbito ataque ético (ainda bem que é só um ataque,passa logo) o afastou no apagar das luzes do mandato?????? fala sério!!!!!!!!!!!!!!

  2. DANÚBIO FERREIRA

    2 de janeiro de 2013 - 14:30 - 14:30
    Reply

    Caro amigo Hiroshi, boa tarde.
    Sempre que posso leio seu blog por considerá-lo atual e muito informativo. Admiro seu trabalho e sua lucidez de raciocínio. Apenas gostaria de apresentar minha opinião com relação a seu comentário relacionado as dívidas deixadas pelo “competente” (opinião dele) ex-prefeito Maurino. Acredito que a grande maioria das dívidas deixadas são verdadeiras. As dívidas FABRICADAS, estas sim foram pagas…..(se foram fabricadas o foram para se LOCUPLETAR do recurso público DELES SE APROPRIANDO)! Esse “trabalho” foi realizado em sua maioria com empresas com sede fora de Marabá, convocadas pelo ex-prefeito com o único fim de SAQUEAR O COFRE PÚBLICO. Quem viver, verá!!!!

  3. Naldo

    2 de janeiro de 2013 - 10:46 - 10:46
    Reply

    Hiroshi! Eu, e concerteza toda a sociedade marabaense, sem falar da demando de internaitas espalhados por esse país, somos gratos a vc, que através deste post, tem tornado as notícias bem próximas de nós, totalmente nítidas sem desvio de legitimidade. Obrigado pelo espaço aberto para comentários, onde expressamos nossas opiniões, por muitas vezes em forma de desabafos. Sou leitor desse post desde que o descobri passeando pena net e o vejo com bastante simpicidade, sreiedade e responsabilidadem, visto o meu respeito pelos demais blogs marabaense. Desejo a vc muito sucesso em sua carreira, junto a sua família neste novo ano.
    Bom, queria deixar uma pergunta que talvez, muitos estão a se questionar neste momento.
    Começou um novo governo, uma nova etapa de trabalho e com as esperanças da sociedade em um todo, se renovam juntos. Como ja era de esperar, o ultimo gestor não compareceu ao ato de posse do prefeito eleito, vice e vereadores. A pergunta é, visto que ele “Maurino” saiu pela tangente, o que poderá acontecer em relação a ele e seu desgoverno, por conta de tantos desmandos?

  4. rildo

    2 de janeiro de 2013 - 04:33 - 4:33
    Reply

    Hiroshi, obrigado, por nos informar a relação do secretáriado do Prefeito João Salame. Já fiz, meu humilde comentário. Abs

  5. rildo

    1 de janeiro de 2013 - 21:37 - 21:37
    Reply

    Hiroshi, por gentileza nos informe os nomes dos auxiliares diretos do prefeito
    João Salame. Feliz 2013, extensivo a sua familia!!!!!!!

  6. anonimo

    1 de janeiro de 2013 - 18:26 - 18:26
    Reply

    Ja que o governo mudou vamos esquecer o nome de Maurino como causador de tudo de ruim que aconteceu nesta cidade.Comparando Maraba com muitos municipios que estão em situação dificil Maraba não esta dos piores. Nada se resolvera se atacando o ex-prefeito e esquecendo que a grande causa de tudo que esta acontecendo esta no governo federal que reduziu drasticamente o FPM colocando inumeros municipios que não possuem arrecadação propria (Caso de Maraba em que o povo não paga impostos) em situação pre falimentar.

  7. Douglas Silva

    1 de janeiro de 2013 - 15:39 - 15:39
    Reply

    Chefe de Gabinete: Conceição Bezerra Morbach
    Administração: Ademir Martins dos Reis
    Planejamento: Roberto Salame Filho
    Procuradoria Geral do Municipio: Félix Antônio de Oliveira
    Agricultura: Jorge Bichara
    Meio-Ambiente: Carlos Brito
    Gestão e Arrecadação Fazendária: Ricardo Almeida Rosa
    Saúde: Nagib Mutran Neto
    Educação: Luiz Regason Bressan
    Turismo: Professora Avanir
    Segurança Institucional: um Delegado de Polícia de Belém
    SEMAC:?
    SDU: Gilson Dias
    IPASEMAR : Pedro Lima
    Finanças: Ademar Rafael
    Assistência Social: Abiancy Cardoso Rosa
    Viação e Obras Públicas: ?
    Urbanismo: ?
    SINE: Daniel Sá
    Comunicação: Cláudio Feitosa
    Cultura: Cláudio Feitosa
    Fundação Casa da Cultura: Noé von Atzingen
    SACI: ?

    * Este é o provável time do João Salame, que vai começar o jogo em janeiro de 2013.

  8. MARCIO TRAVASSOS

    1 de janeiro de 2013 - 14:12 - 14:12
    Reply

    Boa Trade,grande Hiroshi, você realmente fez um ótimo canal de informação para Marabá e região.
    Com relação à PMM, vejo que o novo Prefeito terá um grande desafio para recolocar Marabá em cenário nacional, como uma cidade próspera, um lugar de investimentos como era a 4 anos atrás.

  9. Michael Souza

    1 de janeiro de 2013 - 13:38 - 13:38
    Reply

    Hiroshi, feliz ano novo em 2013 continuaremos contando com a sua prestaçao de serviço publico a comunidade de marabá atraves da informaçao valeu mesmo .
    Amigo acreditei nesta mudança e JS sabia muito bem que o desafio era enorme caso ele fosse eleito, ele consegui se eleger agora é só trabalhar.
    Temos que ter paciência no inicio do governo,pois , sabemos que o desafio é grande e as DIVIDAS também, com a força de deus ninguem pode eo JS vai fazer sim um bom governo e tirar maraba desse atraso que foi deixado por este projeto de politico chamado MM.

  10. Jorge Antony F. Siqueira

    1 de janeiro de 2013 - 13:09 - 13:09
    Reply

    Caro Hiroshi, o “rombo financeiro” é enorme na PMM e ao que parece, o principal (ir)responsavel Maurino Magalhães continuará livre, leve e solto. Acho impossível dissociar a imagem da Juiza – sabes a quem me refiro – do ex-prefeito, no tocante ao caos instalado na PMM e que – graças à Deus – ora termina. A autoridade citada teve destaque quando era cassado o alcaide e conseguia “retornar” por força de decisão dessa, proporcionando a continuidade do processo de assalto aos cofres públicos do município. O resultado aí está, um claro retrocesso nas aspirações municipais. Acho sim, que tal autoridade, teve participação indireta, porém, bem efetiva no resultado final do desastre que foi Maurino à frente da PMM. 01.01.13.

  11. bom senso

    1 de janeiro de 2013 - 12:26 - 12:26
    Reply

    Tenha fé em Deus meu grande irmão João Salame, não me ingnore por chama-lo de irmão pois perante Deus todos somos “Irmãos” Deus tomara tuas mãos e te guiará até as decisões sensatas, o futuro de todos nós está nas tuas decisões! Deus te abençoe.

  12. Ulisses Silva Maia

    1 de janeiro de 2013 - 11:55 - 11:55
    Reply

    Hiroshi, e quanto àquela enquete sobre o que se espera do novo governo, quando será publicada?

    • Hiroshi Bogéa

      1 de janeiro de 2013 - 12:47 - 12:47
      Reply

      Já está na caixa de comentários, Ulisses. Decidi deixar os textos originais dos leitores na própria caixa de comentários. Abs

  13. Ulisses Silva Maia

    1 de janeiro de 2013 - 11:51 - 11:51
    Reply

    Hiroshi, mas Marabá começou o ano de 2013 muito bem. Uma boa chuva caiu logo que se iniciou o ano, e penso que Deus enviou a chuva para lavar esta cidade deste desastre administrativo chamado Maurino Magalhães. Espero que o bom senso prevaleça, e que este homem nunca mais alcance um cargo eletivo. Creio que Marabá terá uma administração à sua altura, só basta o João Salame ter pulso firme e saber dialogar.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *