Sábado tem vacinação contra gripe

Publicado em 7 de maio de 2015

 

No próximo sábado (9), de 8 horas às 17 horas, ocorre o dia “D” da 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, no município. O objetivo é livrar dos três principais vírus causadores de gripe, entre os quais os H1N1 e H3N2, parte significativa da população mais vulnerável. A população a ser imunizada em Marabá durante a campanha é estimada em 49 mil pessoas.

Serão instalados no dia “D”aproximadamente 50 postos em diversos pontos de grande circulação de pessoas, inclusive shopping, escola e associação de moradores. Durante toda a campanha, iniciada no dia 27 de abril, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde dos municípios até o próximo dia 22 deste mês.

O público alvo são crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e até mesmo à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação. (Texto: Alessandra Gonçalves)

Locais de vacinação:

Cidade Nova

Centro de Saúde do Laranjeiras, Centro de Saúde Liberdade, Centro de Saúde Pedro Cavalcante e Centro de Saúde Jaime Pinto.

Marabá Pioneira

Centro de Saúde Demóstenes Azevedo e Centro de Saúde João Batista Bezerra.

Nova Marabá

Centro de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23; Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, na Folha 11, Centro de Saúde Mariana Morais, no KM 7 e Crismo, Folha 33.

São Félix

Centro de Saúde Maria Bico Doce, São Félix Pioneiro; Amadeu Vivácqua, São Félix II.

Morada Nova

Carlos Barreto.

Zona rural

Murumuru, Brejo do Meio, Espírito Santo, Itainópolis e Vila União.