Indios
Fotos de VANALDA GOMES

Durante realização do V Ato aos Mártires da Floresta em memória aos cinco anos da morte de Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo, ocorrida em Nova Ipixuna, solenidade litúrgica contou com a participação de indígenas, camponeses e sem-terra.

Concentração ocorreu no Assentamento Agro Extrativista Praia Alta-Piranheira, no próprio município.

das nações indígenas, compareceram representantes dos Gavião, Arapyun, de Santarém e Guarani.

Os Guaranis, aliás, participaram de apresentações típicas da aldeia (foto acima).

Durante ato, manifesto foi distribuído com o seguinte texto:

 

 

Cinco anos se passaram e a injustiça, omissão do estado e a contínua dizimação das florestas e seus defensores continua e se intensifica mundo a fora.

Nós familiares de Zé Claudio e Maria do Espírito Santo, temos mais uma vez a sensação de perda. Nossas florestas estão cada vez mais ameaçadas e aqueles que a defendem da mesma forma.

Para nós, não nos resta sequer justiça, uma vez que após o crime, os mandantes continuam a soltas e impunes! Com a conivência e o desrespeito do estado.

Nesse ano o Ato de repúdio por justiça a Zé Claudio e Maria será duplamente triste e chocante pelos números de violações, assassinatos e omissões.

Pedimos a você que se solidariza sim com o meio ambiente e seus defensores, que nos apoiem doando quanto puder, ajude-nos a continuar nossa luta em defesa dos trabalhadores do campo.

Nossa luta por justiça!

Precisamos e contamos o apoio das entidades e sociedade que se identifique com nossa causa, em defesa de direitos e por um planeta melhor, e de todos que já foram vítimas do sistema degradador e opressor, que interrompe vidas, sonhos e lutas por um mundo com paz e justiça para todas e para todos.