Rodovias do Sul do Pará ganham nova roupagem

Publicado em 29 de dezembro de 2014

De uns tempos pra cá, mais precisamente a partir de 2012,   rodovias paraenses localizadas ao Sul e Sudeste do Estado foram totalmente recuperadas – destacando-se a PA-150, que teve seus 400 km – de Moju a Morada Nova, em Marabá – totalmente reconstruídos.

De Marabá a Goianésia, a rodovia paraense foi alargada, ganhando nova pavimentação e pistas de acostamento.

Viajar pela PA-150,  antes de 2012, significava pagar penitências, além de correr riscos de acidentes  graves.

Muitas vidas  tiveram fim  nos buracos assassinos da estrada ou na entrada das velhas pontes de madeira, finalmente substituídas por seguras pontes de concreto.

De Marabá a Moju, agora todas as pontes são de concreto.

Nas últimas horas, o poster  percorreu  rodovias  sob responsabilidade do governo do Estado, constatando a nova realidade

Dá gosto, agora, pegar um carro e viajar pelas rodovias paraenses.

O governo ainda realiza serviços em alguns trechos da PA-150, entre Tailândia e Moju, principalmente fincando sinalização vertical/horizontal.

Antes das obras de reconstrução da estrada, diante dos imensos buracos que  dominavam o trecho (foto abaixo),  o percurso Marabá-Moju demorava em média sete horas.

Pa 150 antes

Agora, com a rodovia toda reconstruída (fotos abaixo), a  Pa-150  permite ao  motorista fazer um trajeto seguro, de Marabá a Moju, em apenas quatro horas.

Pa150 2

Pa150

Um levantamento feito pelo blog mostra que não apenas as rodovias do Sul e Sudeste.

PA- 275

A PA-275, ligando Eldorado  Parauapebas, também ganhou serviços de restauração e conservação em seus 66 quilômetros da via (foto abaixo).

Pa 275

Há quase oito anos a via não recebia nenhum serviço e apresentava longos trechos sem asfalto, sem sinalização, com buracos e pontes deterioradas.

 

Os trabalhos de recuperação da rodovia incluíram instalação de nova sinalização horizontal e vertical, inclusive com taxas reflexivas para visualização noturna.

As três pontes existentes ao longo da rodovia foram recuperadas, os guarda-corpos foram reconstruídos e foram fixados defensores metálicos garantindo visualização noturna segura aos motoristas que trafegam pela rodovia.

PA-287 

 

Toda a extensão dos 100 quilômetros da rodovia PA-287 , que liga os municípios de Conceição do Araguaia e Redenção, foi recuperada (foto abaixo).

 

A estrada era esburacada e mal sinalizada.

Antes das obras na rodovia, de  Conceição para Redenção, eram quase duas horas e meia, mas agora, depois da rodovia pronta, a viagem dura apenas uma hora.

PA 287

 

O governo do Estado fez o dever de casa.

O governo federal, não.

A BR-155, antes Pa-150, de Eldorado a Redenção, continua  do mesmo jeito: sem condições de trafegabilidade segura.