De uns tempos pra cá, mais precisamente a partir de 2012, rodovias paraenses localizadas ao Sul e Sudeste do Estado foram totalmente recuperadas – destacando-se a PA-150, que teve seus 400 km – de Moju a Morada Nova, em Marabá – totalmente reconstruídos.
De Marabá a Goianésia, a rodovia paraense foi alargada, ganhando nova pavimentação e pistas de acostamento.
Viajar pela PA-150, antes de 2012, significava pagar penitências, além de correr riscos de acidentes graves.
Muitas vidas tiveram fim nos buracos assassinos da estrada ou na entrada das velhas pontes de madeira, finalmente substituídas por seguras pontes de concreto.
De Marabá a Moju, agora todas as pontes são de concreto.
Nas últimas horas, o poster percorreu rodovias sob responsabilidade do governo do Estado, constatando a nova realidade
Dá gosto, agora, pegar um carro e viajar pelas rodovias paraenses.
O governo ainda realiza serviços em alguns trechos da PA-150, entre Tailândia e Moju, principalmente fincando sinalização vertical/horizontal.
Antes das obras de reconstrução da estrada, diante dos imensos buracos que dominavam o trecho (foto abaixo), o percurso Marabá-Moju demorava em média sete horas.
Agora, com a rodovia toda reconstruída (fotos abaixo), a Pa-150 permite ao motorista fazer um trajeto seguro, de Marabá a Moju, em apenas quatro horas.
Um levantamento feito pelo blog mostra que não apenas as rodovias do Sul e Sudeste.
PA- 275
A PA-275, ligando Eldorado Parauapebas, também ganhou serviços de restauração e conservação em seus 66 quilômetros da via (foto abaixo).
Há quase oito anos a via não recebia nenhum serviço e apresentava longos trechos sem asfalto, sem sinalização, com buracos e pontes deterioradas.
Os trabalhos de recuperação da rodovia incluíram instalação de nova sinalização horizontal e vertical, inclusive com taxas reflexivas para visualização noturna.
As três pontes existentes ao longo da rodovia foram recuperadas, os guarda-corpos foram reconstruídos e foram fixados defensores metálicos garantindo visualização noturna segura aos motoristas que trafegam pela rodovia.
PA-287
Toda a extensão dos 100 quilômetros da rodovia PA-287 , que liga os municípios de Conceição do Araguaia e Redenção, foi recuperada (foto abaixo).
A estrada era esburacada e mal sinalizada.
Antes das obras na rodovia, de Conceição para Redenção, eram quase duas horas e meia, mas agora, depois da rodovia pronta, a viagem dura apenas uma hora.
O governo do Estado fez o dever de casa.
O governo federal, não.
A BR-155, antes Pa-150, de Eldorado a Redenção, continua do mesmo jeito: sem condições de trafegabilidade segura.
Ramalho Neto
29 de dezembro de 2014 - 21:23Infelismente, não posso dizer o mesmo pois, de Tucumã a Xinguara são 160 KM e, se você andar rápido vai faze em 2h.30, e a estrada é recuperada todo ano inclusive esse 2014, e aquele buraco que você viu na última passem por aqui está enorme. Agora de Xinguara a Redenção é só o tapete. Asfalto de qualidade. Mas, é DNIT.